E foi lançado o Bottles 51.12 com suporte adicional para Direct3D 8, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Bottles é uma ferramenta gráfica que facilita a execução de softwares e jogos do Windows no Linux, via Wine.
Ele é um aplicativo Linux simples que permite criar e usar ambientes Wine seguindo um esquema que pode lembrar um pouco o veterano e abandonado PlayOnLinux.
Além da implementação oficial da camada de compatibilidade, também disponibiliza Lutris e Glorious Eggroll, aumentando assim as chances de sucesso ao executar aplicativos compilados para Windows.
Para lidar com prefixos Wine, a ferramenta usa ambientes, que são uma combinação de configurações prontas para uso, bibliotecas e dependências. Wine/Proton, DXVK e as dependências necessárias são baixados usando um gerenciador de download embutido.
Bottles também possui a capacidade de adicionar variáveis de ambiente facilmente, substituir DLLs, várias opções de otimização de jogos (esync, fsync, DXVK, cache, compilador de sombreador, etc.), gerenciador de tarefas integrado para processos Wine, importação/exportação de Bottles também como um banco de dados de instaladores experimentais, entre muitos outros recursos.
Agora, uma nova versão do Bottles foi lançada, a 51.12.
Novidades do Bottles 51.12
Uma atualização importante no Bottles 51.12 é o suporte adicional para Direct3D 8 (D3D8) via DXVK, uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D usada em jogos.
Isso permite que jogos e softwares DirectX mais antigos sejam executados com mais eficiência em ambientes Linux – um aprimoramento que beneficia os usuários que desejam executar jogos legados sem configurações complexas.
O Bottles 51.12 também remove o decorador @lru_cache da classe Paths, juntamente com pequenas correções de digitação, que agilizam a execução do código e reduzem a sobrecarga de memória.
Além disso, o desempenho foi melhorado no Bottles 51.12 com a utilização de case-fold para o diretório drive_c quando disponível, garantindo manuseio mais rápido de arquivos e recursos de pesquisa.
No lado das correções de bugs, o Bottles 51.12 aborda vários bugs críticos que afetaram a experiência do usuário em versões anteriores:
- Uma falha na inicialização foi resolvida, melhorando a estabilidade do software.
- O tempo de execução do GNOME, no qual o Bottles confia para sua interface gráfica, foi atualizado no manifesto, garantindo melhor integração com os ambientes de desktop Linux mais recentes.
- Problemas anteriores com o tratamento de nomes de arquivos contendo espaços e a execução de comandos no terminal por meio do kgx Launch foram corrigidos.
- Avisos de sintaxe na interface de linha de comando e problemas com definições de tipo MIME que afetavam a detecção e categorização de aplicativos foram corrigidos.
Além disso, o Bottles 51.12 introduz vários recursos orientados ao usuário para aprimorar sua flexibilidade e usabilidade:
- Uma opção para pular a verificação de soma de verificação durante instalações de dependências oferece um processo de configuração mais rápido para usuários que priorizam a velocidade em vez da verificação de segurança.
- As alterações nas especificações de entrada da área de trabalho agora incluem um campo TryExec, que fornece melhor integração com ambientes de área de trabalho e garante que os atalhos só apareçam quando o executável estiver disponível.
Por último, a transição de add_mime_type para add_pattern no gerenciamento de filtros de arquivos marca uma melhoria importante na forma como o Bottles lida com associações de arquivos, especialmente em certas distribuições Linux onde a filtragem de arquivos apresenta problemas.
Para saber mais sobre essa versão do Bottles, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Bottles
O Bottles está disponível como um pacote DEB para Debian, Ubuntu, Linux Mint, Pop!_OS, Zorin OS, etc., como um pacote AUR para Arch Linux/Manjaro, bem como um AppImage que deve funcionar na maioria das distribuições Linux (basta fazer executável e clique duas vezes para executá-lo).
Como alguns recursos são Flatpak apenas por enquanto, é melhor instalá-lo a partir do Flathub.
Dito isso, para instalar a versão mais recente do Bottles nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via AppImage
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via Flatpak