E foi lançado o Bottles 2021.12.14 com recurso de controle de versão estável. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Bottles é uma ferramenta gráfica que facilita a execução de softwares e jogos do Windows no Linux, via Wine.
Para lidar com prefixos Wine, a ferramenta usa ambientes, que são uma combinação de configurações prontas para uso, bibliotecas e dependências. Wine/Proton, DXVK e as dependências necessárias são baixados usando um gerenciador de download embutido.
Bottles também possui a capacidade de adicionar variáveis de ambiente facilmente, substituir DLLs, várias opções de otimização de jogos (esync, fsync, DXVK, cache, compilador de sombreador, etc.), gerenciador de tarefas integrado para processos Wine, importação/exportação de Bottles também como um banco de dados de instaladores experimentais, entre muitos outros recursos.
Agora, uma nova versão do Bottles foi lançada (2021.12.14-treviso).
Novidades do Bottles 2021.12.14
No Bottles 2021.12.14, a maior mudança neste lançamento é o recurso de controle de versão, que agora é considerado estável.
Usando esse recurso de controle de versão, você pode criar pontos de restauração manualmente, permitindo que você restaure a Bottles a um estado anterior em que algo se rompa.
Você pode escolher usar o controle de versão ao criar um nov Bottles (há uma alternância na caixa de diálogo de criação de novo Bottles) ou para um Bottles existente (vá para a seção Controle de versão e clique no botão + para adicionar o controle de versão a uma Bottle existente).
O Bottles mais recente também vem com alguns novos recursos para usuários que instalam este aplicativo do Flathub. Um deles é um novo console que pode ser usado no lugar do wineconsole (a versão não flatpak inicia seu emulador de terminal padrão).
Este ainda é um trabalho em andamento. No futuro, espere suporte para marcadores, bem como uma maneira mais rápida de executar os comandos mais usados com um clique.
Outro recurso exclusivo do Flathub é um novo runtime do Bottles – um arquivo de bibliotecas do Ubuntu 20.04 LTS que deve melhorar a compatibilidade do runner.
Isso está desativado por padrão e, como eu disse, apenas para aqueles que instalaram o Bottles via Flatpak, mas estará disponível para todos os usuários no futuro. Você pode habilitá-lo nas preferências do Bottles (em Gráficos).
Mais mudanças no Bottles 2021.12.14-treviso:
- Uma página de status agora é mostrada quando não há programas/estados/instaladores
- Agora você pode pedir a Bottles para mover um executável dentro da sandbox antes de executar (Flatpak)
- Agora é possível anexar um terminal a um executável para ler facilmente sua saída
- Você pode pedir a Bottles para mover um executável dentro da sandbox antes de executar
- A barra de pesquisa na área de dependências agora também pesquisa por descrições
- Você pode gerar um novo arquivo de entrada da área de trabalho a partir da lista de programas (não funciona com o pacote Flatpak)
- A visualização de dependências agora usa as novas ações como as outras visualizações
- Os registros são reformatados para serem mais fáceis de ler e menos detalhados
- As ações do Bottles de energia agora são colocadas em um menu dedicado
- Outras pequenas mudanças e correções de bugs
Para saber mais sobre essa versão do Bottles, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Bottles
O Bottles está disponível como um pacote DEB para Debian, Ubuntu, Linux Mint, Pop!_OS, Zorin OS, etc., como um pacote AUR para Arch Linux/Manjaro, bem como um AppImage que deve funcionar na maioria das distribuições Linux (basta fazer executável e clique duas vezes para executá-lo).
Como alguns recursos são Flatpak apenas por enquanto, é melhor instalá-lo a partir do Flathub.
Dito isso, para instalar a versão mais recente do Bottles nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via AppImage
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via Flatpak