De acordo com um relatório da ESET, o Botnet Emotet foi a maior ameaça por e-mail no primeiro trimestre de 2019! Entenda!
Os dados de telemetria da empresa de antivírus ESET indicam que o Emotet se tornou o principal serviço de botnets para espalhar malwares em todo o mundo, já que era o payload primário detectado em computadores protegidos.
O multifuncional malware de botnet Emotet foi a ameaça mais predominante baseada em e-mail nos primeiros três meses do ano, mostrando que está entre as principais opções para os cibercriminosos.
O Emotet começou como um malware bancário e se transformou em uma ferramenta que pode enviar mensagens de spam e distribuir outras ameaças nos sistemas que ele compromete.
- Lightning Framework, um novo malware Linux que instala rootkits, backdoors
- Como instalar o gerenciador de tokens Nitrokey-app no Linux via Snap
- Galaxy Z Flip 5 e Fold 5 Recebem Atualização de Segurança de Dezembro
- Como instalar o utilitário de backup syncBackup no Linux via Flatpak
Botnet Emotet foi a maior ameaça por e-mail no primeiro trimestre de 2019
O site BleepingComputer informou que as estatísticas coletadas pela ESET dos computadores que ela protege no primeiro trimestre do ano mostram que 61% das cargas maliciosas fornecidas via e-mail eram botnets, todas detectadas como Emotet.
Outras ameaças disseminadas por e-mails maliciosos e detectadas pela ESET são os trojans bancários, que chegaram a um segundo lugar distante, ladrões de credenciais, downloaders e trojans de acesso remoto (RATs).
E-mail é o principal método para entregar malware, que pode vir como um anexo à mensagem ou por meio do link de download, incluído no corpo do e-mail.
De acordo com as estatísticas da ESET, os ataques que dependem de URLs mal-intencionados registraram um crescimento significativo em comparação com aqueles que foram entregues como anexos.
Segundo o relatório:.
“URLs maliciosos em emails superaram os anexos maliciosos em cerca de 5 para 1 no primeiro trimestre, um aumento de 21% em relação ao trimestre anterior e 180% em relação ao primeiro trimestre de 2018.”
Essas informações estão em um contexto em que o volume de mensagens permaneceu relativamente o mesmo em comparação com o trimestre anterior.
A prevalência de links maliciosos presentes no corpo do e-mail também é um efeito da atividade aumentada da botnet Emotet, dizem os pesquisadores.
“Os cavalos de Tróia bancários representaram apenas 21% das cargas úteis maliciosas no primeiro trimestre”, informa o relatório, acrescentando que, juntamente com a Emotet, as duas ameaças foram responsáveis por 82% de todos os malwares de email.
As ameaças mais detectadas relacionadas à atividade bancária foram IcedID, The Trick e Qbot. Juntos, eles representam 85% das cargas empurradas por e-mail nos primeiros três meses de 2019.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o gerenciador de eBooks Calibre no Linux via Flatpak
- MuseScore 3.1 lançado – Confira as novidades e veja com instalar no Linux
- Botnet Emotet foi a maior ameaça por e-mail no primeiro trimestre de 2019
- Kernel 5.2 terá melhorias no suporte a dispositivos sem fio Logitech
- Como instalar o app mensageiro Keybase no Linux