Ainda em fase de testes beta, um novo Bootloader do Raspberry Pi permite instalar o sistema via Internet, para facilitar ainda mais essa tarefa.
Até agora, configurar um Raspberry Pi significava gravar uma imagem em um cartão SD ou em um pendrive.
Não é um processo particularmente difícil, mas você precisa de acesso a um leitor de cartão, se é através disso que você deseja inicializar seu novo sistema operacional.
Agora, um novo bootloader para placas Raspberry Pi foi lançado para testes beta. Ele traz um novo recurso muito bom: a capacidade de instalar um sistema operacional através de sua conexão com a Internet.
Bootloader do Raspberry Pi permite instalar o sistema via Internet
Com a nova versão beta, o processo é semelhante a qualquer outra configuração de inicialização por rede.
Depois de inserir um cartão SD e conectar seus dispositivos de entrada, tela e cabo de rede, basta ligar seu Raspberry Pi.
Quando a tela de inicialização cor de framboesa aparecer, você terá a opção de manter pressionada a tecla shift para iniciar uma instalação de rede.
E, se você esqueceu de conectar um cabo de rede, você será solicitado a fazê-lo.
Quando o Raspberry Pi detectar a conectividade, ele começará a baixar o imager. Com pouco mais de 20 megas, não demorará muito para ser concluído na maioria das conexões de Internet.
Não se lembrou de inserir o cartão de memória ou conectar um disco USB? O instalador também o lembrará disso e prosseguirá com a instalação assim que conseguir montar o cartão ou a unidade.
Você também pode criar sua própria configuração de imagem de rede extraindo os arquivos baixados para um servidor TFTP.
Para testar o novo instalador, basta acessar esta página no site oficial do Raspberry Pi e seguir as etapas. Quando o imager solicitar que você instale um bootloader, basta escolher a versão beta e pronto!