E foi lançado o Bodhi Linux 7 com base no Ubuntu 22.04 LTS e Kernel 6.4, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Bodhi Linux é uma distribuição elegante e leve baseada em Debian/Ubuntu com Moksha, um ambiente de desktop baseado no Enlightenment-17.
O projeto adota uma abordagem decididamente minimalista, oferecendo modularidade, altos níveis de personalização e escolha de temas.
Os lançamentos do Bodhi vêm em várias edições, incluindo Standard (64 bits) e Legacy (32 bits), que são minimalistas, incluindo apenas um navegador da web, terminal, gerenciador de arquivos, editor de texto e aplicativos de GUI de fotos, enquanto a edição AppPack inclui mais aplicativos e ferramentas pré-instaladas.
Além disso, software adicional pode ser adicionado com o AppCenter baseado na web do Bodhi, Synaptic e APT.
Agora, o Bodhi Linux 7.0 foi lançado como uma grande atualização para este derivado do Ubuntu, apresentando um fork do leve e sofisticado ambiente de desktop Enlightenment.
Novidades do Bodhi Linux 7
O Bodhi Linux 7.0 vem mais de 2 anos após o Bodhi Linux 6.0 e apresenta um novo sabor chamado “s76” que apresenta um kernel mais recente, o Linux 6.4, empacotado pelo System76 para aqueles que desejam desempenho de ponta.
A imagem ISO padrão é alimentada pela série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo para quem procura estabilidade.
Ambos os ISOs são baseados na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte para backports do Ubuntu na lista de fontes. Esta versão principal também permite atualizações do kernel por padrão.
O ambiente de desktop Moksha baseado no Enlightenment do Bodhi Linux recebeu alguma atenção no Bodhi Linux 7.0 e não depende mais de bibliotecas obsoletas. Há também um novo tema padrão chamado Moksha Green e um visualizador de atalhos de teclado foi implementado no Menu.
Além disso, o Moksha recebeu janelas que se encaixam nas bordas da tela, um recurso DnD para itens de menu, melhorias na visualização de arquivos, orientação de menu inteligente para configurações de vários monitores, suporte systemd para sysactions e várias outras correções que você pode conferir em as notas de lançamento.
Entre outras mudanças, o Bodhi Linux 7.0 vem com o plug-in de arquivo Thunar pré-instalado por padrão, uma ferramenta de gerenciamento de navegador da Web inspirada na ferramenta Zorin OS Browser Manager para facilitar a instalação de seus navegadores favoritos pelos usuários, suporte para ações de notificação e suporte para instâncias de aplicativos no módulo iBar.
A tela de login também foi atualizada para este lançamento principal com um novo tema Plymouth e uma versão mais recente do Slick Greeter (1.8.1) que apresenta uma funcionalidade de revelação de senha.
Também foi atualizada a biblioteca EFL (1.26.99-3) e o emulador de terminal Terminology (1.13.1-3) dos repositórios Git do Enlightenment.
Por fim, esta versão atualiza o Guia de início rápido do Bodhi Linux com suporte a vários idiomas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Bodhi Linux 7
A imagem ISO do Bodhi Linux 7 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux