Rosen Sharma, CEO da BlueStacks informou que em breve o BlueStacks 5 permitirá executar apps Android em Macs e PCs com ARM.
A BlueStacks oferece software que permite executar aplicativos Android em PCs com Windows há quase uma década.
Mas a empresa diz que o próximo lançamento do BlueStack 5 é uma grande atualização que trará melhorias de desempenho e eficiência para o emulador Android.
E enquanto o Bluestacks 5 Beta que está disponível para download só roda em dispositivos Intel ou AMD, o CEO da empresa, Rosen Sharma, diz que o suporte para rodar o emulador em dispositivos com processadores ARM está a caminho, o que pode abrir a porta para rodar aplicativos Android em Macs recentes com chips Apple M1 ou Windows em dispositivos ARM como o Surface Pro X.
BlueStacks 5 permitirá executar apps Android em Macs e PCs com ARM
Adicionar suporte para ARM pode parecer óbvio, já que a maioria dos aplicativos Android são escritos para rodar em dispositivos com processadores ARM. Mas como havia um número limitado de PCs com chips ARM até recentemente, suspeito que não havia muita demanda.
Com a Apple planejando fazer a transição da maioria de sua linha de Mac para processadores baseados em ARM nos próximos anos e os fabricantes de PC continuando a (ocasionalmente) lançar novos Windows em computadores ARM, talvez a maré esteja mudando.
De qualquer forma, Sharma diz que há realmente uma vantagem em executar aplicativos Android em dispositivos ARM com BlueStacks, já que não há necessidade de usar tradução para converter instruções ARM para x86.
A empresa diz que o BlueStacks 5 também usa 40 por cento menos RAM do que o BlueStacks 4, usa menos recursos da CPU, inicia aplicativos mais rapidamente e oferece jogabilidade mais suave com mais frames por segundo.
Há também um novo Eco Mode para multitarefa aprimorada, um Multi-Instance Manager para criar várias instâncias de BlueStacks (para jogar jogos multijogador com várias contas de usuário no mesmo PC, por exemplo) e uma barra de ferramentas lateral para acesso rápido às configurações , entre outras coisas.
Você pode encontrar mais detalhes nas notas de lançamento do BlueStacks 5 Beta e nas páginas de suporte.