E foi lançado o Blue Recorder 0.2.0 com interface reescrita para GTK4, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O recurso de gravação de tela integrado do GNOME Shell é perfeito para capturar clipes curtos, mas quando você precisar gravar sessões mais longas, você deve usar um aplicativo de gravação de tela dedicado.
Essas ferramentas oferecem maior controle sobre a qualidade do vídeo, formato de saída, captura de som, taxa de quadros e assim por diante – tudo de vital importância se você deseja criar conteúdo de screencast de alta qualidade para vídeos, mídias sociais ou relatórios de bugs realmente úteis.
Blue Recorder é um gravador de tela simples para desktop Linux, que suporta Wayland e Xorg, construído usando Rust, GTK+ 3 e ffmpeg. Ele é baseado em GREEN RECORDER, mas reescrito em RUST.
Ele suporta a gravação de áudio e vídeo em quase todas as interfaces do Linux com suporte para o servidor de exibição Wayland na sessão GNOME.
Os seguintes formatos são atualmente suportados: mkv, avi, mp4, wmv, gif e nut (E apenas WebM para a sessão GNOME de Wayland). Você pode interromper o processo de gravação facilmente clicando com o botão direito do mouse no ícone e escolhendo “Parar Gravação”.
Ou clicar com o botão do meio no ícone de gravação na área de notificações (mas não funciona em todas as interfaces). Você pode escolher a fonte de entrada de áudio desejada na lista.
Você também pode definir os valores padrão que deseja simplesmente alterando-os na interface, e o programa irá salvá-los para você na próxima vez que você abri-lo.
Agora, o último lançamento desse gravador chegou ao Flathub e à Snap Store, o Blue Recorder0.2.0.
Novidades do Blue Recorder 0.2.0
Blue Recorder 0.2.0 ganhou uma reescrita GTK4 de toda a interface do usuário.
Isso dá ao utilitário uma pequena atualização visual, já que o layout permanece praticamente o mesmo de antes, mas a portabilidade que está sendo feita permitirá novas oportunidades para atualizações futuras.possui
Dito isso, estes são os recursos do Blue Recorder 0.2.0 que se destacam nessa atualização:
- Gravação de áudio e vídeo no Wayland no GNOME ou KDE
- Salvar gravações em MKV, AVI, MP4, WMV, WEBM, GIF e NUT
- Selecionar a fonte de entrada de áudio em uma lista
- Gravar tela inteira, janela ou região
- Opções de mouse
- Ajustar taxa de quadros
Algumas notas (dei uma olhada no projeto GitHub, mas não consegui encontrar informações específicas sobre eles): o Blue Recorder 0.2.0 parece não suportar PipeWire ainda, já que o seletor de áudio dentro do aplicativo menciona apenas PulseAudio; a gravação da região fica acinzentada em Wayland; e a gravação no WebM resulta em arquivos em branco.
Mas lembre-se, estes não são necessariamente obstáculos que impedem o uso do aplicativo.
Para saber mais sobre essa versão do Blue Recorder, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Blue Recorder
Você pode instalar a versão mais recente do Blue Recorder no Flathub ou instalá-lo na Canonical Snap Store, mas a v0.2.0 está apenas no canal Edge no momento da escrita e exige que o sinalizador --dev-mode
seja passado para realmente instalá-lo no Ubuntu.
Para instalar a versão mais recente do Blue Recorder nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gravador de tela Blue Recorder no Linux via Snap
Como instalar o gravador de tela Blue Recorder no Linux via Flatpak