BlendOS 4 lançado como uma versão totalmente declarativa

E foi lançado o blendOS 4 como uma versão totalmente declarativa, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O blendOS é uma distribuição de lançamento contínuo baseada em Arch Linux que automatiza a instalação de software de distribuições suportadas (Arch, Fedora e Ubuntu) em contêineres.

O blendOS tenta fazer com que o gerenciamento de software entre contêineres pareça nativo e fornece acesso ao diretório inicial do usuário para cada contêiner.

Agora, Rudra Saraswat anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do blendOS 4, o segundo grande lançamento desta distribuição GNU/Linux única.

Novidades do blendOS 4

BlendOS 4 lançado como uma versão totalmente declarativa
BlendOS 4 lançado como uma versão totalmente declarativa

Chegando quase um ano após o blendOS 3, a nova versão torna a distribuição baseada no Arch Linux totalmente declarativa.

Isso significa que os usuários agora podem instalar quaisquer pacotes, kernels ou drivers dos repositórios do Arch Linux e do AUR (Arch User Repository) enquanto usam ambientes de desktop pré-configurados.

Sobre o lançamento, Rudra Saraswat, (que criou e manteve o blendOS e o sabor Ubuntu Unity) disse que:

“v4 também é a primeira versão do blendOS que é totalmente declarativa, permitindo que você tenha quaisquer pacotes, kernels ou drivers dos repositórios/AUR do Arch em um sistema Arch básico, enquanto envia GNOME, KDE, XFCE, MATE e Budgie pré-configurados faixas se você não quiser lidar com o incômodo de configurar tudo sozinho”

Para quem não sabe, blendOS é uma daquelas distros que permite executar outras distribuições GNU/Linux dentro dele, aproveitando tecnologias de contêiner como Distrobox e Podman. blendOS suporta Arch Linux, Debian GNU/Linux, Fedora Linux, CentOS Stream e Ubuntu.

O blendOS também oferece suporte a vários ambientes de desktop, incluindo KDE Plasma, GNOME, Xfce, Budgie e MATE, juntamente com a capacidade de alternar fácil e instantaneamente entre eles por meio dos recursos de trilhas implementados no blendOS 4, substituindo a variável track por um desktop compatível, e adicionando os pacotes que você deseja usar a um arquivo de configuração YAML simples.

Assim como nas versões anteriores, o blendOS 4 continua a suportar pacotes do Ubuntu, Fedora Linux, Debian GNU/Linux e outras distribuições, bem como aplicativos Android, que são suportados apenas em ambientes de desktop prontos para Wayland, como GNOME e KDE Plasma.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o blendOS 4

A imagem ISO do blendOS 4 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.