E foi lançado o blendOS 3 com suporte a 9 distros e 7 ambientes gráficos, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O blendOS é uma distribuição de lançamento contínuo baseada em Arch Linux que automatiza a instalação de software de distribuições suportadas (Arch, Fedora e Ubuntu) em contêineres.
O blendOS tenta fazer com que o gerenciamento de software entre contêineres pareça nativo e fornece acesso ao diretório inicial do usuário para cada contêiner.
Agora, Rudra Saraswat anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do blendOS 3, o segundo grande lançamento desta distribuição GNU/Linux única.
Novidades do blendOS 3
Recentemente, Rudra Saraswat anunciou a disponibilidade do blendOS v3, e como já havíamos antecipado há um mês, entre suas novidades temos que já suporta até 9 distribuições diferentes, ou 10, se contarmos separadamente o Ubuntu 22.04, o último LTS do sistema Canonical, e o Ubuntu 23.04, a última versão estável do ciclo normal que terá suporte por 9 meses.
O jovem desenvolvedor afirma que já está disponível em sete ambientes gráficos, e que você pode alternar entre eles com um simples comando.
Os ambientes em que está são GNOME, KDE (Plasma), Cinnamon, Xfce, LXQt, MATE e Deepin. Chama a atenção que o Unity não esteja na lista, pois é o mesmo desenvolvedor que o mantém, a menos que a comunidade não esteja muito interessada, caso em que seria uma decisão acertada.
O comando para alternar entre os desktops disponíveis é sudo system track, e após inseri-lo veremos a lista de DEs disponíveis.
Basta inserir o número do ambiente que deseja utilizar, pressionar enter e aguardar um momento. A alteração é feita automaticamente. E o bom é que, graças à sua imutabilidade, não teremos falhas ou incompatibilidades na utilização de diferentes bibliotecas.
As atualizações do BlendOS v3 acontecem em segundo plano e a próxima reinicialização substitui a instalação antiga pela mais recente.
Esta distribuição é imutável, por isso é difícil para a atualização quebrar alguma coisa. São basicamente imagens completas que podem ser alteradas, como a instalação de um novo software. Mas quase tudo passa por contêineres.
No blendOS 3, as instalações de aplicativos foram simplificadas. Basta clicar duas vezes em DEB, RPM, pkg.tarzst ou APK para instalá-los em um contêiner.
Por outro lado, foram introduzidas duas ferramentas do tipo CLI (linhas de comando):
- system permite que você instale pacotes no mesmo host, o que é útil porque permite instalar softwares como drivers e software de virtualização dos repositórios do Arch Linux.
- user substitui a mistura anterior e permite criar e gerenciar contêineres e associações, bem como gerar e mover dotfiles e contêineres entre diferentes máquinas blendOS.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o blendOS 3
A imagem ISO do blendOS 3 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux