E foi lançado o blendOS 3 com suporte a 7 ambientes de desktop, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O blendOS é uma distribuição de lançamento contínuo baseada em Arch Linux que automatiza a instalação de software de distribuições suportadas (Arch, Fedora e Ubuntu) em contêineres.
O blendOS tenta fazer com que o gerenciamento de software entre contêineres pareça nativo e fornece acesso ao diretório inicial do usuário para cada contêiner.
Agora, Rudra Saraswat anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do blendOS 3.
Novidades do blendOS 3
O blendOS 3 está aqui para aprimorar sua capacidade de executar outras distribuições GNU/Linux dentro do blendOS via Distrobox/Podman, adicionando suporte para um total de 9 distros, incluindo Arch Linux, AlmaLinux OS, Crystal Linux, Debian GNU/Linux, Fedora Linux, Kali Linux, Neurodebian Bookworm, Rocky Linux e Ubuntu Linux.
Outro novo recurso importante no blendOS 3 é o suporte para nada menos que 7 ambientes de desktop, incluindo KDE Plasma, GNOME, Xfce, LXQt, Cinnamon, MATE e Deepin, e a capacidade de alternar fácil e instantaneamente entre eles com a trilha do sistema.
Além disso, o blendOS 3 adiciona suporte para 10 distribuições de contêineres e o gerenciador de pacotes Nix, novos utilitários CLI amigáveis ao desenvolvedor para operações do sistema e do usuário, sistemas reproduzíveis (contêineres e dotfiles), bem como uma nova abordagem para realizar atualizações do sistema sem usar um repositório de pacotes.
Rudra Saraswat explica que:
“Ao contrário das distribuições tradicionais do Linux, o blendOS usa ISOs para atualizações, com seu sistema sendo reconstruído em uma atualização. Graças ao zsync, o tamanho do download da atualização geralmente gira em torno de 10-100 MiBs, ao contrário do que você pode imaginar”
O blendOS já suportava aplicativos Android prontos para uso via WayDroid, mas a nova versão facilita a instalação de mais aplicativos simplesmente clicando duas vezes nos arquivos binários APK, DEB, RPM ou pkg.tar.zst para instalá-los em um contêiner.
Os desenvolvedores observam o fato de que, para arquivos APK, você primeiro precisará inicializar o suporte ao aplicativo Android no aplicativo BlendOS Settings.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o blendOS 3
A imagem ISO do blendOS 3 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux