Lançado recentemente, o blendOS 3 beta promete suporte para 9 distribuições Linux. Confira as novidades dessa inusitada distro.
A distribuição imutável blendOS 3 já está em andamento e promete vários novos recursos interessantes para os fãs de distribuições imutáveis, como suporte para mais distribuições Linux e uma abordagem inovadora para atualizações do sistema sem usar repositórios de pacotes.
Ela é uma distribuição Linux imutável baseada no Arch Linux que prometia oferecer uma mistura de sistemas Arch Linux, Fedora Linux e Ubuntu como contêineres criados automaticamente sob demanda usando o Distrobox/Podman.
O blendOS 2 chegou alguns meses depois com suporte pronto para uso para aplicativos Android usando WayDroid e duas versões apresentando os ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma.
Agora, o desenvolvedor, Rudra Saraswat, está trabalhando no blendOS 3 através do blendOS 3 beta, que busca trazer ainda mais novidades para os fãs imutáveis da distro.
Novidades do blendOS 3 beta
Uma das maiores mudanças no blendOS 3 é uma nova abordagem para executar atualizações do sistema sem usar um repositório de pacotes.
A partir do blendOS 3 em diante, as instalações existentes do blendOS serão atualizadas usando a imagem ISO mais recente, em vez de baixar pacotes individuais de um repositório para melhor estabilidade.
Sobre isso, Rudra Saraswat disse que:
“Esse avanço nas atualizações do sistema operacional é algo que nunca foi tentado antes em nenhum sistema operacional ou distribuição Linux, até onde eu sei. Essa abordagem inovadora trouxe um alto nível de estabilidade para o blendOS v3, algo que a maioria das distribuições/SOs baseados no Arch Linux precisa muito, e reprodutibilidade.”
Além disso, o blendOS 3 vem com uma nova ferramenta chamada Akshara que permitirá aos usuários instalar pacotes personalizados em uma sobreposição, que será mantida e regenerada usando a nova base do sistema para que a instalação do blendOS permaneça intocada, como é esperado de um sistema imutável. distro.
Para completar, o programa de transferência de arquivos zsync será usado no blendOS para reduzir bastante o tamanho das atualizações baixando apenas as alterações entre a versão anterior e a atual.
O blendOS 3 também virá com suporte para distribuições mais conteinerizadas, incluindo AlmaLinux OS, Rocky Linux, Kali Linux, Crystal Linux e Debian. O suporte para Fedora Linux e Ubuntu foi atualizado para as versões mais recentes, como Fedora Linux 38 e Ubuntu 23.04.
Outro recurso interessante no próximo lançamento do blendOS 3 é uma ferramenta chamada Assemble, que será usada para criar pacotes e imagens, e também pode ser usada para criar um remix do blendOS, bem como para oferecer suporte a mais ambientes de desktop e gerenciadores de janelas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o blendOS 3 beta
O blendOS 3 agora está disponível para testes beta públicos se você quiser testar seus novos recursos e melhorias. Você pode encontrar mais informações e baixar as imagens ISO ao vivo do GNOME e do KDE Plasma na página de anúncios.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux