E foi lançado o blendOS 2 com suporte para aplicativos Android, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O blendOS é uma distribuição de lançamento contínuo baseada em Arch Linux que automatiza a instalação de software de distribuições suportadas (Arch, Fedora e Ubuntu) em contêineres.
O blendOS tenta fazer com que o gerenciamento de software entre contêineres pareça nativo e fornece acesso ao diretório inicial do usuário para cada contêiner.
Agora, Rudra Saraswat anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do blendOS 2 ‘Avial’, o segundo grande lançamento desta distribuição GNU/Linux única.
Novidades do blendOS 2
Inicialmente, o blendOS prometia uma mistura de Arch Linux, Fedora Linux e Ubuntu, mas agora o blendOS 2 já está aqui e promete mais do que isso, como suporte imediato para aplicativos Android.
A implementação do suporte ao aplicativo Android dentro do blendOS 2 é possível graças ao projeto WayDroid, uma solução baseada em contêiner de código aberto para executar o sistema operacional Android completo dentro da caixa do Linux.
Os aplicativos Android podem ser facilmente instalados em lojas de aplicativos gráficos, como Aurora Store ou F-Droid. O blendOS 2 permite que você use esses aplicativos Android juntamente com aplicativos Linux nativos.
Sobre esse recurso, Rudra Saraswat disse que:
“Isso também é útil para desenvolvedores Android, pois eles podem testar seus aplicativos por meio do WayDroid no Android Studio, assim como os aplicativos Linux comuns, sem a necessidade de um emulador Android pesado.”
Além de oferecer suporte a aplicativos Android, o blendOS 2 permite instalar e usar Web Apps/PWAs, bem como aplicativos do repositório de software do Arch Linux e do repositório Chaotic-AUR, um repositório de construção automatizado para pacotes AUR (Arch User Repository).
Entre outras mudanças dignas de nota, o blendOS 2 vem com dois sabores oficiais apresentando os ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma, os drivers gráficos oficiais da NVIDIA instalados por padrão, suporte para sistemas BIOS e UEFI (32 bits e 64 bits), um novo instalador framework e suporte para criar remixes do blendOS.
Com este grande lançamento, os desenvolvedores também deram um passo à frente da concorrência e desenvolveram sua própria implementação “distrobox” usando a ferramenta Podman para gerenciar contêineres e pods OCI, o que permite implementar recursos novos e exclusivos que você encontrará no blendOS 2.
Além disso, a combinação de distribuições oferecidas pelo blendOS também foi aprimorada com a adição automática de software em contêineres ao sistema básico.
Por fim, agora existe um novo sistema baseado em prioridade que coloca os usuários no controle de qual software em contêiner deve ser priorizado sobre os outros e evita conflitos.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o blendOS 2
A imagem ISO do blendOS 2 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux