Blender 4 lançado com renderização com APUs AMD RDNA2/3

E foi lançado o Blender 4 com renderização com APUs AMD RDNA2/3, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.

Agora, a Blender Foundation anunciou o Blender 4.

Novidades do Blender 4

Blender 4 lançado com renderização com APUs AMD RDNA2/3
Blender 4 lançado com renderização com APUs AMD RDNA2/3

Mais de quatro meses após o Blender 3.6 LTS, a Blender Foundation lançou hoje o Blender 4.0 como uma grande atualização para este software gráfico 3D poderoso, gratuito, de código aberto e multiplataforma para sistemas GNU/Linux, macOS e Windows.

Os destaques do Blender 4.0 incluem as ferramentas Node como uma forma acessível de expandir o Blender e personalizar ferramentas sem a necessidade de Python.

Com esta mudança, o Blender agora fornece nós específicos para controlar dados específicos de ferramentas e permite que grupos de nós geométricos sejam usados como operadores nos menus de visualização 3D.

Além disso, o menu “Adicionar Modificador” foi alterado para um menu padrão que inclui ativos de nós de geometria.

Outro novo recurso interessante do Blender 4.0 é a vinculação de luz e sombra, permitindo que você configure luzes para afetar apenas objetos específicos em uma cena e controle quais objetos atuam como bloqueadores de sombra para uma luz.

Versões futuras do Blender prometem suporte para vinculação à iluminação mundial, bem como uma interface de usuário mais conveniente para visualizar e gerenciar todas as ligações de luz em uma cena.

A Blender Foundation diz que:

“Isso adiciona mais controle artístico à iluminação, quebrando as leis da física. Por exemplo, o ambiente e os personagens em uma cena podem ter configurações de luz diferentes. Um personagem pode ter uma luz de borda vinculada dedicada para destacá-lo, e a vinculação de sombra pode ser usada para garantir que nenhum objeto do ambiente o bloqueie.”

O Blender 4.0 adiciona suporte para renderização com APUs AMD RDNA2 e RDNA3, renova o nó Principled BSDF para suportar uma ampla gama de tipos de materiais, torna Light UV disponível para todas as fontes de luz no nó Image Texture, adiciona suporte de ruído fractal ao Voronoi Nó Texture e adiciona novas entradas ao nó Noise Texture para gerar ruído fractal Perlin.

Para gerenciamento de cores, o Blender 4.0 adiciona a transformação de visualização AgX como substituto do Filmic, prometendo melhor manuseio de cores em áreas superexpostas. Há também uma nova opção HDR (High Dynamic Range) no painel “Gerenciamento de cores> Tela”, mas por enquanto só funciona no macOS e requer um monitor que possa exibir cores HDR.

Novos espaços lineares e dispositivos de exibição também estão presentes na nova versão do Blender, que adiciona um novo nó de filtro Kuwahara para o compositor dar uma aparência pictórica às suas imagens, um novo sistema para sincronizar faixas interativamente no sequenciador, bem como o A biblioteca de poses foi atualizada para usar a prateleira de ativos recém-introduzida para trazer ativos de pose para a janela de visualização 3D.

Novas coleções de ossos também estão disponíveis no Blender 4.0 como um substituto para camadas numeradas legadas e grupos de ossos, há um novo método de mapeamento de vértices para segmentos B-Bone para deformação, e agora é possível reordenar tiras NLA verticalmente.

Entre outras mudanças, esta versão torna o nó Curve to Mesh até 2 vezes mais rápido quando a entrada do perfil é um único ponto, adiciona duas novas opções para facilitar a limpeza da interface do modificador, um novo operador Invert Pins está agora disponível em o Editor UV e novos nós são suportados no Viewport Compositor, incluindo Movie Distortion, Sun Beams, Keying, Kuwahara (clássico e anisotrópico), Inpaint e Double Edge Mask.

Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Blender

Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.