Blender 4.2 lançado com aceleração de GPU por padrão para AMD

E foi lançado o Blender 4.2 com aceleração de GPU por padrão para AMD, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.

Agora, a Blender Foundation anunciou o Blender 4.2.

Novidades do Blender 4.2

Blender 4.2 lançado com aceleração de GPU por padrão para AMD
Blender 4.2 lançado com aceleração de GPU por padrão para AMD

Os destaques do Blender 4.2, que é um ramo LTS (Long Term Support) que receberá atualizações até julho de 2026, incluem suporte para composição acelerada por GPU para renderizações finais, aceleração de GPU habilitada por padrão para GPUs AMD em sistemas Linux e Windows e reescrita renderize o backend da CPU do compositor para aumentar o desempenho.

O Blender 4.2 LTS também traz desfazer mais rápido devido ao compartilhamento implícito, suporte para renderizações de CPU para usar remoção de ruído acelerada por GPU, qualidade de remoção de ruído aprimorada via OpenImageDenoise 2.3, bem como Ray Portal BSDF para portais de renderização para efeitos visuais e outros truques de renderização de produção.

O mecanismo de renderização EEVEE foi completamente reescrito do zero para permitir iluminação global, deslocamento, melhor SSS, desfoque de movimento da janela de visualização e muitas outras funções. Cycles recebeu uma atualização massiva para fazer suas renderizações parecerem melhores e mais rápidas, e o Principled BSDF agora suporta efeitos de interferência de filme fino fisicamente precisos para reflexão e transmissão especular.

Além disso, esta versão adiciona uma nova transformação de visualização Khronos PBR Neutral projetada especificamente para precisão de cores PBR e voltada para casos de uso de fotografia de produto, adiciona incremento de rotação snap personalizável à ferramenta Transform, adiciona suporte para conversão de tipos de curva e permite malha líquida por padrão para domínios fluidos.

Outras mudanças dignas de nota incluem novas ferramentas de escultura Trim, Mask, Hide e Face Set para criar rapidamente formas poligonais, suporte para as ferramentas de corte usarem solucionadores Rápidos ou Exatos, os pontos do Motion Path agora podem usar a cor do tema Vertex e o Copy Global Transforme o complemento recebido nas opções Fix to Camera e Relative Copy-Paste.

A interface do usuário também foi atualizada no Blender 4.2 LTS com um novo item de menu do botão direito “Copiar driver para selecionado” para copiar o driver da propriedade para a mesma propriedade em todos os itens selecionados, suporte para regras horizontais em layouts verticais e regras verticais na horizontal, otimizações de sombreador de fonte, seletor de cores quadradas aprimorado em telas amplas, exibição aprimorada do mapa de teclado da barra de status e caixas de diálogo de confirmação pequenas e grandes aprimoradas.

Esta versão também unifica complementos e temas como extensões, que você pode baixar do site extensions.blender.org, torna mais fácil do que nunca a integração em pipelines de estúdio, adiciona um novo tipo de soquete para matrizes para tornar mais fácil do que nunca trabalhar com transformações usando nós e tornar as ferramentas do Node mais interativas.

Por fim, o Blender 4.2 LTS traz atualizações de design, ferramentas e desempenho para o Sequenciador de Vídeo, adiciona suporte para importação e exportação de curvas de cabelo e importação de nuvens de pontos, torna o Blender ainda mais portátil, permitindo que você traga sua própria configuração com você, adiciona realce de sintaxe GLSL ao editor de texto e adiciona um modo Bloom ao nó Glare.

Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Blender

Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.