Blender 4.1 lançado com muitas melhorias

E foi lançado o Blender 4.1 com muitas melhorias, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.

Agora, a Blender Foundation anunciou o Blender 4.1.

Novidades do Blender 4.1

Blender 4.1 lançado com muitas melhorias
Blender 4.1 lançado com muitas melhorias

O Blender 4.1 marca uma atualização significativa no desenvolvimento contínuo deste conjunto de criação 3D gratuito e de código aberto.

Ele é conhecido por seus recursos robustos em modelagem, animação, simulação, renderização, composição, rastreamento de movimento, edição de vídeo e criação de jogos.

Esta versão traz muitas melhorias de qualidade de vida e de desempenho em todos os aspectos, garantindo um fluxo de trabalho mais suave e eficiente para artistas e desenvolvedores. Então, vamos dar uma olhada neles.

A tela inicial do Blender 4.1 dá o tom para uma versão que não trata apenas de novos recursos, mas também de refinar o conjunto de ferramentas existente para tornar o processo criativo mais intuitivo e poderoso.

Os nós de geometria receberam atenção substancial, introduzindo a capacidade de salvar e carregar dados de dentro de grupos de nós.

Esta atualização significa que as entradas não precisam ser recalculadas, permitindo geometrias com melhor desempenho sem sacrificar o fluxo de trabalho processual.

A inclusão de um Bake Node oferece suporte a quadros estáticos e animações, incluindo objetos de volume, e otimiza tamanhos de arquivo para maior eficiência. Novos nós como o Menu Switch e melhorias nos nós existentes também devem ser observados.

A introdução do modificador Smooth by Angle significa uma mudança em direção a uma abordagem mais simplificada no tratamento da suavidade da malha e da nitidez das bordas, aprimorando ainda mais as capacidades de modelagem do Blender.

Inúmeras otimizações de desempenho em nós geométricos, como extrusões mais rápidas e ferramentas de gerenciamento aprimoradas, ajudarão a acelerar seu fluxo de trabalho com o aplicativo.

Além disso, Cycles, o mecanismo de renderização de produção baseado em ray trace do Blender, suporta remoção de ruído acelerada por GPU, tornando viável remoção de ruído de alta qualidade em taxas interativas na janela de visualização 3D.

Mas as novidades não param por aqui. Há mais. Por exemplo, o compositor foi atualizado para velocidade e eficiência, com suporte total para nós como Cryptomatte, Defocus e Vector Blur. Além disso, existem novos nós e opções para configurações de precisão.

Rigging e animação também foram enriquecidos com coleções hierárquicas de ossos para melhor organização e uma nova maneira de inserir quadros-chave de animação para um fluxo de trabalho mais intuitivo.

Os caminhos de movimento aprimorados e as funcionalidades do editor gráfico contribuem ainda mais para um processo de animação simplificado, facilitando a obtenção dos resultados desejados com menos esforço.

As melhorias no sequenciador de vídeo prometem uma experiência de edição mais rápida e visualmente intuitiva, atendendo às necessidades dos editores de vídeo que procuram ferramentas eficientes e poderosas dentro do Blender.

Por último, o Blender 4.1 se alinha com a VFX Reference Platform 2024, garantindo compatibilidade e facilidade de integração em pipelines de estúdio, à medida que a atualização aprimora o suporte para exportação e importação em dólares americanos.

Claro, existem muitas outras melhorias e correções de bugs que o Blender 4.1.

Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Blender

Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.