Blender 3.6 LTS lançado com suporte Light Trees em GPUs AMD

E foi lançado o Blender 3.6 LTS com suporte Light Trees em GPUs AMD, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.

Agora, a Blender Foundation anunciou o Blender 3.6.

Novidades do Blender 3.6

Blender 3.6 LTS lançado com suporte Light Trees em GPUs AMD

O Blender 3.6 chega cerca de três meses após o lançamento do Blender 3.5 e parece ser uma série com suporte de longo prazo (LTS) que receberá suporte por dois anos com atualizações regulares que introduzem correções de bugs e melhorias de estabilidade.

A primeira versão de suporte de longo prazo da série 3.x foi o Blender 3.3 LTS, que terá suporte até setembro de 2024.

Os destaques do Blender 3.6 LTS incluem um novo complemento para criar facilmente pincéis VDM, suporte para importar e exportar o formato 3DS herdado, suporte para árvores de luz em GPUs AMD, aceleração de rastreamento de raio de hardware para GPUs Intel Arc e Data Center, bem como como suporte para simulações em nós de geometria.

A interface do usuário do Blender recebeu várias atualizações para destaque de linhas UIList, suporte Smooth View no Node Editor, suporte a enums de operadores em Quick Favorites, suporte Alt+Click para editar propriedades de string para vários objetos, suporte a emojis Unicode 15.0 na fonte Noto Emoji, oferece suporte à filtragem de objetos Grease Pencil e aumenta o tamanho padrão da lista de menu “Abrir recente” para 20 itens.

Esta versão também apresenta um novo sistema para melhorar o desempenho de nós de geometria ao copiar grandes blocos de dados, adiciona a capacidade de selecionar subtipos de soquete de grupo no Editor de nós, estende a seleção de máscara de pintura, adiciona suporte para visualizar a duração da cena na barra de status, e adiciona uma nova transformação de espaço pai para alinhar objetos filho e ossos de armadura ao espaço pai.

O Viewport Compositor foi atualizado para oferecer suporte a vários novos nós, incluindo Anti-Aliasing, Convert Color Space, Corner Pin, Denoise, Displace, Fog Glow Glare, ID Mask, Map UV, Mask, Plane Track Deform, Stabilize 2D, Texture e Z Combinar.

Além disso, o Viewport Compositor agora suporta interpolação bicúbica, imagens EXR multicamadas e repetição ao longo de um único eixo.

O modo Weight Paint recebeu novas ferramentas, incluindo Average, Blur e Smear, as funções UV Sphere Projection e UV Cylinder Projection agora suportam a colocação manual de costuras, o operador UV Select Similar recebeu novas opções para Similar Winding e Similar Object, e o desempenho de conversão de malhas de edição para malhas de modo de objeto foi melhorada através da paralelização.

O mecanismo UV Packing foi atualizado para melhorar drasticamente seu desempenho ao lidar com malhas grandes e também melhorar o suporte para materiais não quadrados, juntamente com uma nova opção para escolher a forma da aproximação UV Packing, uma nova opção “Merge Overlapped” para colar sobreposição ilhas e uma nova opção “Pack To > Original Bounding Box” para empacotar ilhas na caixa delimitadora original da seleção.

Outras mudanças no Blender 3.6 LTS incluem suporte para o painel “Ajustar última operação” nos filtros de malha e cor, uma nova orientação de corte na interface do usuário Box Trim, suporte multi-threading para árvores claras para usar menos RAM, a capacidade de configurar vários caminhos de diretório de script em Preferências, suporte para caminhos relativos ao importar ativos e um novo importador e exportador PLY baseado em C++.

Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Blender

Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu

Deixe um comentário

Sair da versão mobile