E foi lançado o Blender 3.5 com vários novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.
Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.
Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.
Agora, a Blender Foundation anunciou o Blender 3.5.
Novidades do Blender 3.5
Sim. O software de gráficos 3D gratuito e de código aberto Blender 3.5 foi lançado como uma grande atualização que apresenta vários novos recursos e aprimoramentos interessantes para artistas e designers gráficos digitais.
Os destaques do lançamento do Blender 3.5 incluem suporte para pincéis Vector Displacement Map (VDM) para o pincel Draw, um novo Extrude Mode para as ferramentas Trim, suporte para amostragem de luz para Cycles para amostrar cenas com mais eficiência com muitas luzes, bem como Open Shading Language (OSL) suporte para OptiX.
O recurso UV mais esperado nesta versão é UV Copy e UV Paste.
o recurso UV Copy permite selecionar faces conectadas para modelagem de baixo polígono e ativos de jogo para fazer uma cópia dos UVs em uma área de transferência separada, enquanto o recurso UV Paste permite selecionar faces diferentes que tenham a mesma topologia e colar os UVs.
Ele também oferece suporte a escalas de objetos não uniformes para luzes pontuais, melhora a amostragem adaptável para cenas superexpostas para reduzir o tempo de renderização, melhora o desempenho de renderização da GPU em dispositivos Apple, adiciona “Select Linked Vertices” (Selecionar Vértice Vinculado) para ponderar o modo de pintura e facilita a adição de modificadores F-Curve para vários canais.
A Pose Library foi atualizada durante este ciclo para oferecer a você uma experiência mais unificada dos outros tipos de ativos, agora é possível subtrair um ativo de pose durante a mesclagem, agora você pode inverter a pose enquanto mescla mantendo a tecla Ctrl pressionada e mesclando agora também pode exagerar uma pose pressionando a tecla E.
Entre outras mudanças dignas de nota, o recurso de máscara automática Sculpt foi movido para as configurações globais, há um novo menu de torta de máscara automática que você pode acessar via Shift+Alt+A, copiar/colar agora funciona no modo multiframe, o parâmetro Vertex Opacity agora está visível no painel Overlay no modo Sculpt, e há uma nova opção para exibir o tamanho do pincel no cursor da ferramenta Draw.
O Graph Editor recebeu um novo operador “Ease” para alinhar chaves em uma curva exponencial, o Propagate Pose Operator foi atualizado com várias melhorias em sua funcionalidade e uma nova opção de sombreamento do Viewport Compositor foi adicionada ao 3D Viewport.
Além disso, o Blender 3.5 atualiza o controle radial para exibir o tamanho correto ao redimensionar o tamanho do pincel, adiciona suporte no popover de material para mostrar a cor de preenchimento para materiais de preenchimento e introduz um modo de velocidade de desenho natural na propriedade de tempo do Modificador de construção para reproduzir desenhos usando a velocidade registrada da caneta.
Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Blender
Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu