Blender 2.93 lançado como uma versão com suporte de longo prazo

E foi lançado o Blender 2.93 como uma versão com suporte de longo prazo e mais. Confira essa e outra novidades dessa atualização e veja como instalar.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.

Agora, a Blender Foundation lançou o Blender 2.93 como um grande lançamento para este software de computação gráfica 3D de código aberto e plataforma cruzada usado para criar modelos 3D e impressos, efeitos visuais, filmes animados, gráficos em movimento e jogos de computador.

Novidades do Blender 2.93

Blender 2.93 lançado como uma versão com suporte de longo prazo

Como a maioria dos lançamentos do Blender, o Blender 2.93 é uma grande atualização que traz inúmeros novos recursos e melhorias, mas a maior mudança é o fato de ser um lançamento LTS (Long-Term Support), que terá suporte pelos próximos dois anos. Isso significa que você pode usá-lo para projetos de longo prazo.

“O Blender 2.93 LTS marca o fim de uma série de mais de 20 anos em formação, pavimentando o caminho para o pipeline de criação 3D de código aberto de próxima geração.”

Mas além de ser um lançamento LTS, o Blender 2.93 apresenta um novo Editor de Planilhas que promete ajudá-lo a inspecionar sua malha, instâncias e nuvens de pontos.

Ele também apresenta uma nova ferramenta Fill, novo Depth of Fiel e novo Eevee com volumetria mais rápida, bem como suporte para luzes de área e sombras suaves.

Blender 2.93 torna mais fácil criar, expandir e ajustar máscaras ou conjuntos de faces, adiciona suporte para visualizar padrões em movimento e suporte para criar máscaras automaticamente por peças soltas.

O Blender 2.93 também melhora o Cycles com suporte a dados persistentes para manter seus arquivos durante re-renderizações e animações.

O editor de Geometry Nodes recebeu 22 novos nodes para criar os modificadores mais flexíveis, a capacidade de criar círculos de malha, cones, cubos, cilindros, grades, ico-spheres, uv-spheres e linhas sem ter que sair do editor, uma nova maneira para inspecionar a geometria, suporte de pesquisa, bem como relatórios de erros.

Além disso, o Blender 2.93 vem com melhorias significativas de desempenho, permitindo que você divida figuras complexas em vários objetos, gera linhas Grease Pencil em torno dos objetos automaticamente, renova completamente o operador Interpolar para um fluxo de trabalho mais flexível com suporte para edição de vários quadros.

Outras mudanças do Blender 2.93 dignas de nota incluem a capacidade de importar arquivos SVG como objetos Grease Pencil, que podem então ser exportados para gráficos vetoriais para uso no Inkscape ou em um editor SVG semelhante, suporte para animações durante as exportações de PDF e um Open Image Denoise atualizado para detalhes mais nítidos com menos amostras.

Sob o capô, há suporte para OpenCL para GPUs Intel Iris e Xe.

Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Blender

Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu

Sair da versão mobile