E foi lançado o Blender 2.92 com novos métodos de simulação física e mais. Confira essa e outra novidades dessa atualização e veja como instalar.
Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.
Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.
Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.
Agora, a Blender Foundation lançou o Blender 2.92 como um grande lançamento para este software de computação gráfica 3D de código aberto e plataforma cruzada usado para criar modelos 3D e impressos, efeitos visuais, filmes animados, gráficos em movimento e jogos de computador.
Novidades do Blender 2.92
O Blender 2.92 chegou três meses após o Blender 2.91 como uma grande atualização que introduz um fluxo de trabalho completamente novo para a edição de malhas, a capacidade de criar seus próprios modificadores personalizados, uma nova opção na ferramenta Grab para modelar silhuetas, um novo modo Elastic Snake que permite você deforma uma malha usando um Kelvinlet, bem como a Carenagem de Malha para permitir que você remova visualmente partes de sua malha.
Outra novidade nesta versão é a capacidade de permitir a inversão do filtro de malha Apagar Deslocamento, uma nova predefinição do Paint Studio Light, estatísticas da sessão de Esculpir, Conjunto de faces Editar operação de exclusão de geometria, queda de deformação de plano para a ferramenta Grab, a capacidade de editar Grease Pencil strokes como curvas, suporte para sequências de imagens no recurso Trace Image e suporte para criar primitivos interativamente com apenas dois cliques.
O Blender 2.92 também introduz renderização de Ciclos mais rápida, melhora o Operador de Junção e o método de Interpolação, adiciona mesclagem automática de Traços, permite girar texturas em Pontos e Traços no modificador de Textura, adiciona suporte para efeitos de cópia com Ctrl + L, suporte para redefinir os dados de cor do Vertex e limitar a animação do Bake aos quadros selecionados e suporte para ferramentas de interpolação no modo Desenhar.
Os fãs da NVIDIA ficarão felizes em saber que o recurso OptiX do Blender agora suporta renderização híbrida, combinando a potência da CPU e GPU, bem como suporte para sombreadores Ambient Occlusion e Bevel.
Além disso, o Blender 2.92 introduz um novo método para simulações chamado APIC, torna a renderização de volume mais eficiente em memória e adiciona um novo nó de Exposição no Compositor para permitir que você veja tudo.
Entre outras mudanças dignas de nota incluídas neste novo lançamento principal, há suporte para OpenCL das GPUs Intel Iris e Xe, a capacidade de sincronizar o outliner com o Editor de propriedades, rastreamento mais rápido de várias trilhas, transformação VSE Media renovada, a capacidade de filtrar objetos selecionáveis no Outliner, lista de soquetes de grupos de nós aprimorada e diálogos sobre e execução de script de inicialização aprimorados.
Para ver os novos recursos do Blender 2.92 em ação, confira o vídeo abaixo e não hesite em dar uma olhada nas notas de lançamento completas para obter mais detalhes sobre os novos recursos e melhorias, com capturas de tela e exemplos.
Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Blender
Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu