Blender 2.90 lançado com grandes mudanças e atualizações

E foi lançado o Blender 2.90 com grandes mudanças e atualizações. Confira essa e outra novidades dessa atualização e veja como instalar.

Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.

Agora, o software de criação 3D Blender 2.90 está disponível para download e é uma grande atualização que os artistas e designers digitais esperam há tanto tempo.

Novidades do Blender 2.90

Blender 2.90 lançado com grandes mudanças e atualizações

Os destaques do Blender 2.90 incluem suporte inicial a Wayland, nova textura baseada em física chamada Nishita para simular as cores do céu, motion blur completamente remodelado em EEVEE com suporte para malha de deformação e cabelo para melhor precisão e motion blur mais rápido via Intel Embree para ray tracing na CPU.

Há também uma nova configuração de deslocamento do terminador de sombra que fornece sombras suaves sem artefatos de sombreamento, um novo denoiser que pode ser usado interativamente na janela de visualização 3D e suporte NVLink para NVIDIA CUDA e OptiX.

O Blender 2.90 agora permite que os usuários simulem tecido usando quatro tipos de simulação, bem como um equipamento FK usando o novo modo Face Set FK no pincel Pose, que também vem com dois novos modos de deformação, ou seja, Scale/Translate e Squash & Stretch.

O modo Topology Slide/Relax também apresenta dois novos modos de deformação, Pinch e Expand.

Além disso, o Blender 2.90 traz suporte para a modulação de pressão da caneta para a propriedade de dureza, curvas de pressão/tamanho e pressão/resistência mais previsíveis para Clay Strips, um sistema de Automasking redesenhado, que agora detecta corretamente os limites da malha em ambos os níveis de malhas e Multires.

O Blender 2.90 agora pode ajustar automaticamente UV e Vertex Colors durante a edição de malha, permite aos usuários escolher um nível de subdivisão para esculpir, bem como alternar entre os níveis, e armazena líquidos e dados de fumaça em um único arquivo .vdb por quadro para melhor desempenho.

A interface do usuário do Blender 2.90 também vem com algumas mudanças muito necessárias, incluindo uma nova funcionalidade de pesquisa, títulos para colunas, suporte de arrastar e soltar para reordenar modificadores e outras pilhas, redimensionamento mais fácil de áreas, suporte para fontes em negrito e itálico e muito mais que pode ser visto nas notas de lançamento.

Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Blender 2.90

Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 510
Sair da versão mobile