E foi lançado o Blender 2.83 como a primeira versão LTS desse software. Confira essa e outra novidades dessa atualização e veja como instalar.
Blender, ou blender3d, é um programa de código aberto para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.
Desenvolvido pela Blender Foundation, o programa está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL)/GNU General Public License (GPL). Além disso, o Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.
Ele é usado para a criação de filmes de animação, efeitos visuais, arte, modelos 3D impressos, aplicações interativas em 3D e jogos de vídeo.
No final de julho, a Blender Foundation lançou a última grande atualização do software de edição de imagens em 3D, modelagem etc. que eles desenvolvem.
Foi a versão 2.80 que, embora não tenha alterado o primeiro número, incluiu muitas novidades pendentes. Agora, quase quatro meses depois, eles lançaram o Blender 2.83, que é o primeiro lançamento de manutenção desta série.
Novidades do Blender 2.83
A primeira novidade deste lançamento é justamente o fato que o Blender 2.83 é a primeira versão LTS de toda a sua história.
Para quem ainda não sabe, LTS. Eles são as iniciais do termo “long-term support” (suporte de longo prazo), o que basicamente significa que ele será suportado por versões mais longas que o normal.
Em geral, e espera-se que no Blender seja o mesmo, seus desenvolvedores continuarão lançando versões mais novas com novas funções, mas o Blender 2.83 será suportado por mais tempo e, em resumo, será uma versão recomendada para as equipes de produção, como o Ubuntu 20.04 Focal Fossa LTS foi lançado há pouco mais de um mês.
“Com mais de 1.250 correções de erros e outras críticas pendentes nos próximos dois anos, como parte do programa de Suporte a Longo Prazo, o Blender 2.83 LTS fornece o desempenho e a estabilidade necessários para grandes projetos. Novos recursos incluem suporte a VR, importação OpenVDB, remoção de ruído óptico de janela OptiX e um novo e poderoso Brush Fabric habilitado para a Física.”
Entre as mudanças mais notáveis, temos:
- Suporte inicial para VR via OpenXR.
- Capacidade de importar o OpenVDB, o formato de arquivo desenvolvido pela DreamWorks Animation para aplicativos volumétricos e também usado por Maxwell Render, RenderMan, Houdini, Cinema4D e muitos outros aplicativos. Funciona com o novo suporte a objetos de volume.
- OptiX viewno denoising, e uma nova escova de tecido baseada em física.
- O mecanismo de renderização Eevee do Blender na v2.83 suporta passes de renderização, normais de alta qualidade, transparência no cabelo e outras melhorias.
- Melhorias gerais foram incluídas, incluindo melhor desempenho.
Para saber mais sobre essa versão do Blender, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Como instalar ou atualizar o Blender 2.83
Para instalar a versão mais recente do Blender nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor Blender no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do Blender no Linux
Como instalar a última versão do Blender no Linux via Snap
Como instalar a última versão do Blender no Ubuntu
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 425