O projeto BlackArch anunciou o lançamento do BlackArch Linux 2018.06.01 com mais de 60 novas ferramenta. Confira as novidades e descubra onde baixá-la.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
O BlackArch Linux é uma distribuição baseada no Arch Linux e projetada especificamente para testadores e pesquisadores de segurança.
Ele é fornecido como uma imagem live DVD que vem com vários gerenciadores de janelas leves, incluindo Fluxbox, Openbox, Awesome e spectrwm, além de mais de mil ferramentas especializadas para testes de penetração e análise forense.
As ferramentas são distribuídas através do Arch Linux unofficial user repository, o que torna possível instalar o BlackArch em cima de uma instalação Arch Linux já existente.
Os pacotes podem ser instalados individualmente ou por categorias. Todas as ferramentas são testadas depois da adição de algum código mantendo a qualidade do repositório.
Novidades do BlackArch Linux 2018.06.01
BlackArch Linux 2018.06.01 vem com muitas novidades, assim como todas as últimas atualizações de segurança e software que foram lançadas nos repositórios oficiais nos últimos meses.
A mídia de instalação atualizada vem como ISOs clássicos e imagens OVA para implantações de máquinas virtuais.
Repleto de mais de 60 novas ferramentas de hacking, o BlackArch Linux 2018.06.01 é alimentado pelo kernel do Linux 4.16.12 e usa o mais recente BlackArch Installer 0.7, uma versão que adiciona inúmeras melhorias e corrige seus principais bugs.
Também foram adicionados arquivos de configuração para o gerenciador de janelas do i3 e um novo script de limpeza para o pacman.
Outros destaques da versão BlackArch Linux 2018.06.01 incluem otimizações para a pilha de rede (sysctl e tuning.sh), reimplementação de suporte multilib e várias limpezas e ajustes para estabilidade e confiabilidade.
Além disso, o BlackArch Linux agora usa a fonte Terminus por padrão para LXDM, terminais, console, WMs, etc.
O navegador web alternativo Midori, foi substituído pelo Chromium, e todas as ferramentas e pacotes do BlackArch Linux foram atualizados, incluindo seus arquivos de configuração.
Também forão atualizados os menus de todos os gerenciadores de janela suportados, como o Openbox, Fluxbox e Awesome, assim como todos os principais componentes e pacotes do sistema.
Entre algumas correções de bugs importantes, esta versão trata de um problema de saída/desativação com o gerenciador de janelas Awesome, várias falhas ao carregar módulos do kernel e outras falhas de grupos de sistemas e usuários.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o BlackArch Linux 2018.06.01
O BlackArch Linux 2018.06.01 pode ser baixado na página de download da distribuição. Essa imagem destina-se apenas a novas implantações, bem como àqueles que desejam reinstalar.
Usuários atuais do sistema, precisam apenas atualizá-lo para obter as mais recentes novidades.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux