Conheça o Bigme InkNote X Color, um tablet E Ink com suporte para caneta e processador Dimensity 900. Confira os detalhes desse dispositivo.
O Bigme InkNote X Color é um tablet Android de 10,3 polegadas com tela colorida E Ink Kaleido 3 projetado não apenas para leitura, mas também para escrita, graças ao suporte para entrada de caneta sensível à pressão.
Bigme InkNote X Color, um tablet E Ink com suporte para caneta
À primeira vista, o eNote mais recente da empresa chinesa se parece muito com o InkNote Color. Mas o novo modelo tem uma tela de maior qualidade e um processador muito mais rápido que deve fazer com que pareça mais um tablet e menos um glorificado leitor de e-books.
Internamente, o novo InkNote X Color é alimentado por um processador MediaTek Dimensity 900, que é um chip octa-core com:
- 2 x núcleos de CPU ARM Cortex-A78 @ até 2,4 GHz
- 6 x núcleos de CPU ARM Cortex-A55 @ até 2 GHz
- Gráficos Mali-G68 MC4
Essa é uma atualização significativa em relação ao chip MediaTek Helio P35 usado no Inknote Color que analisei em 2022. Esse processador tinha oito núcleos Cortex-A53 e gráficos PowerVR GE8320.
Outra atualização? Enquanto o tablet mais antigo vem com uma versão altamente personalizada do Android 11, o novo modelo vem com a versão do Android 13 da Bigme que foi otimizada para monitores E Ink.
E o novo tablet também possui uma tela E Ink Kaleido 3 em vez da tela Kaleido de primeira geração usada no modelo mais antigo.
Outras especificações permanecem praticamente as mesmas, incluindo 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, leitor de cartão microSD, bateria de 4.000 mAh, sensor de impressão digital, porta USB-C e câmera traseira de 8 MP e câmera frontal de 5 MP (tornando os tablets InkNote da Bigme alguns dos os únicos tablets E Ink que possuem câmeras).
Os monitores E Ink são populares para leitores de e-books e eNotes devido às suas qualidades semelhantes às do papel: são telas de alto contraste e baixo consumo de energia que podem ser facilmente visualizadas sob luz solar direta, pois não precisam de luz de fundo para iluminação e, em vez disso, dependem na luz ambiente (embora o InkNote X Color, como a maioria dos dispositivos E Ink modernos, também tenha luzes frontais que brilham na tela para torná-la brilhante o suficiente para visualização em ambientes escuros ou mal iluminados).
Mas existem algumas desvantagens. Eles têm taxas de atualização lentas e cores limitadas. Até recentemente, a maioria dos monitores E Ink suportava 16 tons de cinza, mas nenhuma cor.
Os monitores Kaleido aplicam um filtro de cores sobre uma tela em preto e branco para até 4.096 cores, mas essas cores tendem a se parecer mais com impressões de notícias desbotadas do que com as cores vibrantes que você obteria em monitores AMOLED ou LCD.
Ainda assim, ao migrar para o Kaleido 3, o novo tablet da Bigme deve ser um pouco mais brilhante, ao mesmo tempo que oferece maior densidade de pixels: em vez de 226 pixels por polegada para preto e branco e 117 para cores, o novo tablet suporta 300 pixels por polegada em preto e branco e 150 pixels por polegada em cores.
Porém, não espere usar este tablet para assistir vídeos ou jogar: ele suporta apenas taxas de atualização de até 15 quadros por segundo, e você terá que sacrificar alguma qualidade visual se quiser ir tão rápido.
As imagens ficarão melhores se as taxas de atualização forem limitadas muito abaixo disso.
Bigme ainda não anunciou preço ou disponibilidade internacional, mas o Bigme InkNote X Color deve estar disponível na China em breve por 4.799 CNY (cerca de US$ 670).