Satya Nadella informou que o Beta do Microsoft Edge chegará primeiro ao Debian, Ubuntu e derivados. Confira os detalhes dessa novidade.
Acredito que esta notícia talvez seja mais importante para os usuários que usam Windows e outros sistemas operacionais do que para a comunidade Linux em geral. Mas ela está sendo publicada porque é uma notícia e está relacionada ao Linux.
Você já sabe que o Microsoft Edge é um navegador da internet desenvolvido pela Microsoft (sucessor do Internet Explorer), que foi lançado pela primeira vez para Windows 10 e Xbox One em 2015, depois para Android e iOS em 2017, e para macOS em 2019.
Também já é de conhecimeto público que a Microsoft expressou pela primeira vez seu desejo de trazer o Edge para o Linux de volta em 2019. A empresa até divulgou a versão Linux do navegador da web na conferência BUILD 2020 deste ano.
E recentemente, a Microsoft deu o pontapé inicial para uma versão linux do Edge no Ignite 2020 na forma de um evento virtual. Um dos maiores anúncios do evento é sobre o navegador Edge Chromium para Linux.
Já sabíamos que o Microsoft Edge chegaria este mês em sistemas que usam o kernel criado por Linus Torvalds, e agora sabemos que onde chegará primeiro são as distribuições baseadas em Debian, como ela própria e o Ubuntu e seus derivados.
Beta do Microsoft Edge chegará primeiro ao Debian, Ubuntu e derivados
Isso foi garantido pela empresa que executa o Satya Nadella, então presumimos que a primeira coisa que eles irão lançar será uma versão DEB do Microsoft Edge que, provavelmente, você pode baixar aqui e adicionar o repositório APT automaticamente.
Posteriormente, o navegador também alcançará outras distribuições, como Fedora e openSUSE.
Quanto ao resto, teremos que esperar um pouco mais, e provavelmente usar alguns binários que, logicamente, devem ser disponibilizados para nós.
Ubuntu e Debian serão os primeiros a usar o Microsoft Edge em outubro
O navegador da empresa responsável pelo Windows está recuperando o terreno perdido com o Internet Explorer por diversos motivos.
Curiosamente, um deles é que ainda é compatível com o infame navegador, mas o mais importante, passou a usar o motor Chromium, permitindo a você, entre outras coisas, usar extensões do Google.
Por outro lado, o fato de a Microsoft ter passado a usar este mecanismo é uma boa notícia também para os usuários do Chrome, já que os do sistema de janelas estão colaborando muito em melhorias úteis.
Quanto à data oficial de desembarque, ela ainda não existe, mas não deve demorar se levarmos em conta que já estamos em meados de outubro.
Quando disponível, o Microsoft Edge para Linux chegará com alguns recursos desabilitados que serão habilitados com o tempo.
Você está interessado em experimentar este navegador no Linux? Deixe sua opinião nos comentários!