Agora, o beta do Driver NVIDIA 435.17 adiciona o PRIME Offloading para Vulkan e OpenGL + GLX. Confira os detalhes desse e outros aspectos desse driver.
NVIDIA é uma multinacional americana que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
Essa empresa também é uma das poucas que produz drivers para Linux, mas apesar de todo o esforço dela, nem sempre é fácil instalar o driver de suas placas no sistema.
Beta do Driver NVIDIA 435.17 adiciona o PRIME Offloading
O mais recente beta do driver NVIDIA 435.17 para Linux adicionou suporte a Vulkan e OpenGL + GLX para descarregamento de renderização PRIME.
O PRIME é uma coleção de recursos no kernel do Linux, servidor de exibição e vários drivers para habilitar o descarregamento de GPU com configurações multi-GPU no Linux, como laptops usando o NVIDIA Optimus (que usa uma GPU Intel integrada e uma GPU NVIDIA discreta).
Graças ao novo descarregamento de renderização PRIME sob demanda, você poderá executar aplicativos específicos na GPU NVIDIA discreta, enquanto usa a GPU integrada para todo o resto, economizando energia da bateria.
O driver beta mais recente do NVIDIA 435.17 Linux suporta Vulkan e OpenGL + GLX para descarregamento de renderização PRIME, mas o EGL da NVIDIA ainda não é suportado.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
Para utilizar o novo recurso de descarregamento de renderização PRIME do mais recente driver beta da NVIDIA, você precisará do X Server com alguns patches que ainda não foram lançados em versões oficiais do X Server, embora um PPA para o Ubuntu 19.04 ou 18.04 seja oferecido para aqueles dispostos a testá-lo (mas o NVIDIA Drivers PPA só tem a versão 435.17 para o Ubuntu 19.10 agora, então se você usar uma versão mais antiga, terá que esperar).
Alguma configuração extra de tela X (xorg.conf) também é necessária para fazer as coisas funcionarem.
Também é importante notar que parece que as aplicações gráficas devem ser descarregadas para a tela da GPU NVIDIA, algumas variáveis de ambiente são necessárias, dependendo do tipo de aplicativo que você está tentando executar:
Para aplicativos Vulkan, você precisará usar __NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1
(por exemplo: __NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 vkcube
)
Para aplicativos GLX, será necessário usar os dois __NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1
e __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia
(por exemplo: __NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1
__GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia glxinfo | grep vendor
).
Leia mais sobre as alterações no driver beta do NVIDIA 435.17 e confira os detalhes e os requisitos do PRIME render offload.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o jogo de quebra-cabeça IceMaze no Linux via Snap
- FreeBSD 13 está se preparando para finalmente aposentar o GCC 4.2
- Fedora Games Spin – um fedora voltado para os gamers
- Beta do Driver NVIDIA 435.17 adiciona o PRIME Offloading para Vulkan e OpenGL + GLX
- Novas falhas HTTP/2 expõem servidores da Web a ataques DoS