Conheça o Beepberry, um kit de computador de bolso com teclado BlackBerry. Confira os detalhes desse interessante e hackeável PC.
Beepberry é um computador de bolso projetado para mensagens instantâneas. Também é um dispositivo personalizável e hackeável que pode ser reaproveitado para fazer várias outras coisas.
Beepberry, um kit de computador de bolso com teclado BlackBerry
Ele possui uma tela LCD de memória Sharp preto e branco de 2,7 polegadas e um teclado que é literalmente uma peça sobressalente de um smartphone BlackBerry Classic.
O Beepberry foi projetado para funcionar com um computador de placa única Raspberry Pi Zero W e executar software que se conecta ao serviço de mensagens Beeper.
Mas você também pode trazer seu próprio computador de placa única de tamanho semelhante e software para personalizar o dispositivo.
Beeper é um serviço de mensagens multiplataforma que permite usar um único aplicativo para conversar com usuários em 15 serviços diferentes, incluindo WhatsApp, Slack, Google Chat, Facebook Messenger, Telegram, Discord e até iMessage (se você estiver disposto a sair um dispositivo Apple rodando constantemente para atuar como uma “ponte”).
A Beeper foi fundada por Eric Migicovsky, que também é o fundador da extinta empresa de relógios inteligentes ePaper Pebble.
Ele também é a força motriz por trás da iniciativa Small Android Phone. Claramente, ele tem uma queda por gadgets pequenos, versáteis e adequados para hackers.
Para criar o Beepberry, ele se juntou a outro designer de relógio ePaper hackeável: SQFMI, fabricante do smartwatch Watchy.
Neste ponto, o Beepberry é mais um kit de desenvolvimento do que um produto projetado para usuários finais. Por US$ 79, você pode adquirir um Beepberry com tela de 2,7 polegadas, 400 x 240 pixels, teclado retroiluminado, placa de circuito impresso e bateria de 2.000 mAh.
Mas o kit de desenvolvimento não inclui estojo: você terá que imprimir em 3D ou comprar o seu próprio.
Você também precisará fornecer seu próprio cartão microSD para armazenamento e instalar o software por conta própria. E você terá que descobrir como manter a bateria no lugar por conta própria.
O preço inicial também não inclui o computador que alimenta o Beepberry. Você pode pagar US$ 99 por um kit que inclui um Raspberry Pi Zero W ou trazer seu próprio computador de placa única.
Embora o Beepberry tenha sido projetado para ser um dispositivo portátil de mensagens que executa um sistema operacional baseado em Linux e se conecta ao serviço Beepberry, ele também não possui atualmente nenhum tipo de funcionalidade de celular.
Você pode se conectar à Internet por Wi-Fi graças aos recursos sem fio do Raspberry Pi Zero W.
Mas se você planeja usá-lo em locais sem acesso Wi-Fi, pode ser necessário trazer um telefone com todas as funções ou ponto de acesso móvel para compartilhe sua conexão com a internet.
Mas, de acordo com o blog Beepberry, os fabricantes estão considerando adicionar suporte para um modem 4G LTE, rádio LoRA ou outro hardware, aproveitando as portas USB ou pinos GPIO.
E como essa coisa é basicamente projetada para funcionar com computadores de placa única pequenos, de baixo consumo e compatíveis com Linux, nada impede você de usá-la como um terminal portátil, dispositivo de jogos ou para outros aplicativos.
O Beepberry está disponível para compra na loja SQFMI, embora os estoques sejam limitados: apenas 50 estavam em estoque quando o produto foi anunciado ontem, e não está claro se algum deles sobrou.
Portanto, você pode ter que esperar que a próxima produção seja concluída antes de colocar as mãos em uma.