Beelink disponibilizou o código fonte do dock de GPU Beelink EX

Mostrando uma abordagem diferente das outras fabricantes, a Beelink disponibilizou o código fonte do dock de GPU Beelink EX.

Há um número crescente de docks gráficos que permitem adicionar uma GPU discreta a um laptop, dispositivo portátil ou mini PC conectando-se a uma porta Thunderbolt, USB4 ou OCuLink.

Mas a fabricante chinesa de mini PCs Beelink adotou uma abordagem diferente com sua Beelink Ex Docking Station.

Revelado pela primeira vez no início deste ano, o dock gráfico 159 se conecta diretamente a um conector PCIe em computadores suportados, como o Beelink GTi12 e o Beelink GTi14.

Agora, a Beelink tornou o código fonte do design aberto para qualquer um que queira modificar o dock ou fazer o seu próprio.

Beelink disponibilizou o código fonte do dock de GPU Beelink EX

Beelink disponibilizou o código fonte do dock de GPU Beelink EX

A empresa fez o anúncio em uma postagem de mídia social, observando que as “definições de interface, especificações técnicas e patentes para nossa Multi-Functional EX Docking Station” foram todas disponibilizadas em código fonte aberto, sem “nenhuma autorização necessária da Beelink”.

Dito isso, até agora os únicos documentos que a empresa compartilhou são desenhos que dão as dimensões físicas da Beelink EX Docking Station, e esses documentos têm marca d’água e apresentam a palavra “confidencial” na parte inferior de cada página, o que é uma maneira incomum de “abrir o código-fonte” de um projeto.

E a única cópia da licença de código-fonte aberto que vi é um documento digitalizado compartilhado em uma postagem do X.

Também não está claro o quão útil essa iniciativa seria mesmo se a Beelink tivesse compartilhado especificações mais detalhadas, já que os únicos computadores com os quais você poderia usar esses docks seriam aqueles com conectores PCIe x16 expostos que se alinham com o dock… em outras palavras, os PCs da série GTi da Beelink.

Ainda assim, isso é mais do que a maioria das empresas que constroem docks gráficos fizeram. E poderia teoricamente encorajar outros fabricantes de mini PCs a adotar designs semelhantes, possivelmente até compatíveis, para os próximos computadores.

Sair da versão mobile