Baseboard com Snapdragon 845 da Antmicro é open source

Conheça a nova Baseboard com Snapdragon 845 da Antmicro, que é open source. Isso mesmo. Confira os detalhes desse hardware inusitado.

A Antmicro introduziu uma nova baseboard open source alimentada por um processador Qualcomm Snapdragon 845 e com suporte para WiFi, Bluetooth e várias opções de E/S.

Baseboard com Snapdragon 845 da Antmicro é open source

Baseboard com Snapdragon 845 da Antmicro é open source
Baseboard com Snapdragon 845 da Antmicro é open source

A empresa diz que a ideia é fornecer uma plataforma aberta e livre de royalties que possa ser usada para construir qualquer coisa, desde displays inteligentes ou quiosques até dispositivos de computação portáteis.

Embora os detalhes de preços e disponibilidade ainda não estejam disponíveis, a Antmicro explicou alguns dos principais detalhes em uma postagem em seu blog, e esquemas e outras informações estão disponíveis em um repositório do GitHub.

Para referência, a Antmicro já possui uma placa de base semelhante projetada para funcionar com módulos NVIDIA Jetson. Essa versão é vendida por US$ 300 (sem incluir o preço de um sistema Jetson compatível em um módulo).

A nova versão da Qualcomm foi projetada para funcionar como uma placa de suporte para um módulo Quectel SA800U que possui um processador Qualcomm Snapdragon 845 com gráficos Adreno 630, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e suporte para WiFi 5 e Bluetooth 5.0.

A placa da Antmicro também traz uma porta Gigabit Ethernet para a mesa, além de portas HDMI, USB 3.1 e USB 3.0 Type-C, um leitor de cartão microSD, um conector M.2 para um SSD opcional e dois MIPI CSI de 4 vias. 2 interfaces de câmera.

Há suporte para Power over Ethernet e fornecimento de energia USB-C, ou você pode alimentar o dispositivo com uma fonte de alimentação externa ou até mesmo uma bateria.

Enquanto a Antmicro diz que o módulo SA800U é fornecido com o Android 9 ou Android 10 pré-instalado e que a maioria das interfaces de E/S na placa de base será suportada assim que você conectar o módulo à placa.

Também é interessante notar que desenvolvedores independentes têm trabalhado para trazer suporte ao processador Snapdragon 845 para o kernel Linux principal nos últimos anos, o que pode abrir a possibilidade de executar outros sistemas operacionais baseados em Linux na placa.

Você pode até ser capaz de executar o Windows 11 nele. Mas não está claro se você terá acesso total aos gráficos acelerados por hardware do chip, processador de sinal digital e outros recursos que, segundo a Antmicro, tornam o chip adequado para aplicativos de IA se você estiver executando algo diferente do Android.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.