Se você quer trabalhar com um banco de dados NoSQL no seu sistema, veja como instalar o banco de dados MongoDB no Fedora e derivados.
O MongoDB é um banco de dados completo de suporte a índices e consultas complexas. Ele um banco de dados NoSQL e sua versão mais recente do MongoDB suporta transações ACID de vários documentos.
Desenvolvido pela MongoDB Inc. e publicado sob uma combinação da GNU Affero General Public License e Licença Apache, o MongoDB usa documentos semelhantes a JSON com esquemas.
Por causa de suas características esse banco permite com que as aplicações modelem informações de modo muito mais natural, pois os dados podem ser aninhados em hierarquias complexas e continuar a ser indexáveis e fáceis de buscar.
Como instalar o banco de dados MongoDB no Fedora
Para instalar o banco de dados MongoDB no Fedora, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Adicione o seguinte conteúdo no arquivo de configuração do repositório yum mongodb.repo de acordo com a versão necessária do MongoDB e a arquitetura do sistema. Para este artigo, estamos usando o repositório do MongoDB 4.0.
echo -e '[Mongodb]\n Version=1.0\n name=MongoDB Repository\n baseurl=https://repo.mongodb.org/yum/amazon/2013.03/mongodb-org/4.0/x86_64/\n gpgcheck=1\n enabled=1\n gpgkey=https://www.mongodb.org/static/pgp/server-4.0.asc' | sudo tee /etc/yum.repos.d/mongodb.repo
Passo 3. Use o gerenciador de pacotes DNF para instalar o pacote mongodb-org, ele instalará automaticamente todas as suas dependências. Para instalar qualquer revisão específica do MongoDB, especifique o nome do pacote com a versão como mongodb-org-4.0.0. O comando a seguir instalará a versão estável mais recente disponível.
sudo dnf install mongodb-org
Passo 4. Com o servidor MongoDB instalado em seu sistema, use os comandos abaixo para ativá-lo e iniciá-lo;
sudo systemctl enable mongod.service
sudo systemctl start mongod.service
Passo 5. Depois de iniciar o serviço, teste se o MongoDB está sendo executado corretamente;
sudo systemctl status mongod.service
Passo 6. Se quiser, use o seguinte comando para verificar a versão instalada do MongoDB;
mongod --version
Passo 7. Conecte o MongoDB usando a linha de comando e execute alguns comandos de teste para verificar o funcionamento correto.
mongo
Pronto! Você instalou com sucesso o servidor mongodb no sistema Fedora.
Faça bom uso desse software, e não esqueça de deixar a sua opinião sobre ele nos comentários.