Conheça o Banana Pi BPI-W3, um PC de placa única projetado para ser roteador. Confira os detalhes desse pequeno computador.
O Banana Pi BPI-W3 é um computador de placa única com processador Rockchip RK3588, 8 GB de RAM e 32 GB de armazenamento flash eMMC. Seu diferencial, projetado para ser usado como roteador.
Banana Pi BPI-W3, um PC de placa única projetado para ser roteador
Por ter sido projetado como uma placa para desenvolvimento de roteadores ou outras aplicações, a placa também possui duas portas Gigabit Ethernet e três portas HDMI (duas saídas e uma entrada).
É a mais recente de uma linha de placas de roteador Banana Pi, mas é de longe a mais poderosa até hoje.
O processador RK3588 da Rockchip possui quatro núcleos de CPU ARM Cortex-A76, quatro núcleos ARM Cortex-A55, gráficos Mali-G610 MP4 e uma unidade de processamento neural com até 6 TOPS de desempenho.
É o mesmo processador no coração de outros PCs de placa única recentes, incluindo o Orange Pi 5, Pine64 QuartzPro64 e Firefly ROC-RK3588S-PC. E a Banana Pi revelou um módulo de computação com o processador no início deste ano.
O RK3588 é um avanço significativo em relação ao chip ARM Cortex-A55 quad-core RK3568 no coração do Banani Pi BPI-R2 Pro que foi lançado no início deste ano.
O novo BPI-W3 também tem quatro vezes mais memória, duas vezes mais armazenamento e, menos portas Ethernet. Com apenas dois conectores Ethernet, é interessante que o Banana Pi esteja posicionando o BPI-W3 como uma placa de roteador.
A empresa ainda não anunciou preços ou data de lançamento, mas as especificações estão listadas no Wiki da empresa, que descreve a placa como medindo 148 mm x 101 mm (5,8″ x 4″) e apresentando um cabeçalho de GPU de 40 pinos, uma interface SATA para um disco rígido opcional ou SSD e suporte para sistemas operacionais, incluindo Android, Linux e OpenWrt.
Mais detalhes devem ser anunciados mais perto do lançamento, mas os desenvolvedores interessados em solicitar uma amostra podem entrar em contato com a Banana Pi agora.