Conheça o Banana Pi BPI-F3, um PC de placa única com processador RISC-V. Confira os detalhes e especificações desse pequeno computador.
A maioria dos computadores de placa única do Banana Pi são alimentados por processadores baseados em ARM. Mas o próximo Banana Pi BPI-F3 possui um processador RISC-V.
A empresa afirma que o processador SpacemiT RISC-V K1 selecionado para esta placa é um chip de 64 bits e 8 núcleos com desempenho de núcleo único comparável ao que você esperaria de um processador ARM Cortex-A55 de 1,3 GHz.
Banana Pi BPI-F3, um PC de placa única com processador RISC-V
Portanto, o BPI-F3 não será exatamente um demônio da velocidade, mas pode ser uma plataforma de desenvolvimento interessante para quem quer começar a usar a arquitetura RISC-V, especialmente quando você leva em consideração alguns dos outros recursos da placa.
Por exemplo, de acordo com o comunicado de imprensa, o chip K1 suporta codificação e decodificação de vídeo 4K, oferece até 2 TOPS de desempenho de IA e suporta até 16 GB de memória LPDDR4/x.
O BPI-F4 também possui 5 pistas de suporte PCIe 2.1 e o que parece ser um slot M.2, que pode permitir a conexão de um SSD, modem sem fio ou outras placas de expansão.
Ele também possui uma seleção de portas que inclui duas portas Ethernet RJ45, HDMI, portas USB Tipo A e Tipo C, um leitor de cartão microSD e um conector de áudio de 3,5 mm. Há também um cabeçalho GPIO de 26 pinos.
Curiosamente, o anúncio do produto indica que a placa tem “1 interface USB 3.0 + 2 interfaces USB 2.0”, mas parece haver quatro portas USB 3.x nas fotos, então me pergunto se “interfaces” se referem a pontos de conexão adicionais no quadro.
Detalhes de preço e disponibilidade devem ser anunciados próximo ao lançamento, presumivelmente junto com mais detalhes sobre o hardware.