Segundo um comunicado conjunto do WhatsApp e Google, os backups ilimitados do WhatsApp acabam em dezembro de 2023.
Desde 2018, os usuários do Android desfrutam da liberdade de armazenar seus dados do WhatsApp no Google Drive sem nenhum custo.
No entanto, esse acordo conveniente deve mudar, de acordo com um novo anúncio do Google e do WhatsApp.
As gigantes da tecnologia revelaram em comunicado conjunto o encerramento dos backups ilimitados no Drive.
Backups ilimitados do WhatsApp acabam em dezembro de 2023
Sim. Os Backups ilimitados do WhatsApp acabam em dezembro de 2023. Isso significa que os dados armazenados em backup agora serão contabilizados na capacidade total de armazenamento da sua conta do Google.
O tempo está passando e o fim dos backups ilimitados do WhatsApp está previsto para começar em dezembro de 2023. A implementação dessa mudança começará com os usuários beta do WhatsApp e se estenderá gradualmente a todos os usuários até o primeiro semestre de 2024.
Para quem depende da versão estável do WhatsApp, o impacto começará no primeiro semestre de 2024. Além desse ponto, os usuários devem ter cautela quanto ao volume de informações enviadas ao Google Drive.
Fique tranquilo, o WhatsApp notificará imediatamente todos os usuários antes que a medida entre em vigor. Um aviso aparecerá nas configurações de backup 30 dias antes da implementação desta alteração.
Se você for um usuário padrão do Drive, sua alocação de armazenamento será de 15 GB, compartilhados entre todos os serviços do Google. Apesar desta limitação, o Google afirma que é “três vezes mais do que a maioria das plataformas”.
Quando o espaço livre estiver acabando, o Google recomenda remover arquivos desnecessários ou excluir a mídia do WhatsApp para reduzir o tamanho dos backups.
Alternativamente, os usuários podem optar por um plano Google One para expandir seu armazenamento em nuvem. Os planos incluem 100 GB por US$ 1,99 por mês ou um plano premium de 2 TB por US$ 9,99 por mês.
Notavelmente, o fim dos backups ilimitados se aplica exclusivamente a contas pessoais do Google. Aqueles com contas escolares ou do Google Workspace não serão afetados por esta medida.
À medida que nos aproximamos da data de implementação, os utilizadores devem estar atentos, gerir os seus dados com sabedoria e explorar as opções disponíveis para garantir uma transição perfeita para o novo sistema de backup.