Backup Steam saves? Salve seus jogos Steam no Linux com o SLSK

Se você está procurando uma maneira fácil de fazer Backup Steam saves, ou seja salvar seus jogos Steam no Linux (incluindo arquivos de configuração), conheça e veja como instalar o SLSK.

Fazer backups manuais de jogos do Steam Linux que não oferecem proteção em nuvem não é algo muito difícil de fazer. Mas uma pesquisa rápida sobre o assunto no Google, mostra que pode ser uma tarefa bem irritante.

Backup Steam saves? Salve seus jogos Steam no Linux com o SLSK
Backup Steam saves? Salve seus jogos Steam no Linux com o SLSK

A tarefa é agravada pelo fato de que alguns jogos espalharam seus arquivos em vários diretórios diferentes, muitas vezes, em lugares que você nem pensaria em olhar.

Backup Steam saves? Salve seus jogos Steam no Linux com o SLSK

Steam Linux Swiss-Army Knife (SLSK) é um aplicativo de código aberto que utiliza um banco de dados com base na comunidade que contem informações sobre os caminhos de salvaguarda e configuração de vários jogos Steam do Linux.

SLSK permite copiar e restaurar jogos, salvamentos de jogos e arquivos de configuração de jogos Steam para Linux, em qualquer distribuição.

Você jé deve ter ouvido falar de um aplicativo chamado GameSave Manager, que permite fazer backups do Steam no Windows.

Pois o SLSK é basicamente uma alternativa (de código aberto) para Linux ao GameSave Manager, mas claro, ele oferece ainda mais recursos.

Enquanto a maioria dos jogos Linux deve seguir o padrão “XDG Base Directory Specifications” para escrever e salva arquivos de configuração (ou seja, ~/.local/share and ~/.config, etc.) alguns jogos usam seus próprios caminhos específicos.

Usando este banco de dados como backend, o SLSK é capaz de fazer backups automatizados de seus saves de jogos do Steam no Linux.

Voltando à comparação com o GameSave Manager, enquanto o GSM só pode fazer backup e restaurar os saves do jogo, o SLSK pode fazer backup/restauração de jogos, configurações de jogos, e jogos inteiros.

Assim, se você usa arquivos de configuração ou edições personalizadas para que um jogo funcione corretamente, esse aplicativo também pode restaurar eles.

A natureza aberta do SLSK e ​​o backend baseado na comunidade, significam que ele está bem posicionado para acompanhar os novos jogos do Linux, à medida que estes são lançados.

Dito isto, há uma pilha de jogos que você não pode fazer backup usando este aplicativo, ou cujos caminhos de configuração não estão completos. Você pode ver uma lista desses jogos na página “missing list” (lista ausente) na página do projeto no Github.

Curiosidade: Olhando a página do aplicativo no GitHub, percebi que o autor é um brasileiro que usa o pseudônimo supremesonicbrazil.

Como instalar o SLSK no Linux e fazer, Debian, Mint e derivados

Os usuários do Arch podem instalar o SLSK usando o repositório AUR. Os usuários do OpenSUSE podem fazer uso de um repo OBS.

Para instalar o SLSK no em outras distribuições Linux, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale as dependências de compilação do aplicativo. No caso, instale os pacotes sqlite3, qt5-default, g++, make, qt5-qmake e git usando gerenciador de pacotes de sua distribuição ou via comandos. Por exemplo, no Ubuntu e derivados, você pode usar o comando abaixo;

sudo apt install sqlite3 qt5-default g++ make qt5-qmake git

Passo 3. Em seguida, para clonar o repositório SLSK Github na sua pasta pessoal, execute este comando:

git clone https://github.com/supremesonicbrazil/SLSK

Passo 4. Agora, use o comando abaixo para acessar a pasta criada pelo Git;

cd ~/SLSK

Passo 5. Finalmente, execute o script de compilação e o script de instalação usando o comando abaixo:

./BUILD.sh && sudo ./INSTALL.sh

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite slsk ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.