AYA Neo Slide terá chip Ryzen 7 7840 e teclado retroiluminado

Segundo a própria fabricante, seu futuro PC para jogos portátil AYA Neo Slide terá chip Ryzen 7 7840 e teclado retroiluminado.

Já se passou mais de um ano desde que a AYA, fabricante de PCs para jogos portáteis, anunciou planos de lançar seu primeiro modelo com um teclado QWERTY.

E embora a empresa tenha exibido protótipos de hardware algumas vezes desde então, não ouvimos muito sobre as especificações do próximo dispositivo, até agora.

AYA Neo Slide terá chip Ryzen 7 7840 e teclado retroiluminado

AYA Neo Slide terá chip Ryzen 7 7840 e teclado retroiluminado
AYA Neo Slide terá chip Ryzen 7 7840 e teclado retroiluminado

A AYA diz que o próximo AYA Neo Slide apresenta um processador AMD Ryzen 7 7840U e uma tela de 6 polegadas e 1080p que desliza para cima para revelar um teclado QWERTY com teclas retroiluminadas RGB.

Espera-se que o computador portátil para jogos seja pré-encomendado em breve por meio de uma campanha de crowdfunding, mas o preço ainda não foi revelado.

Outros recursos incluem duas portas USB4 “completas”, um leitor de cartão microSD, um slot M.2 2280 para armazenamento PCIe 4.0, uma bateria de 46,2 Wh, alto-falantes estéreo, um giroscópio de 6 eixos para detecção de movimento e motor de eixo X para efeitos de ruído.

A tela é uma tela LCD IPS com 368 pixels por polegada, brilho de até 400 nits, gama de cores DCI-P3 de 85% e gama de cores sRGB de 120%.

Sob o capô, há um sistema de resfriamento que inclui 3 tubos de calor de cobre e um ventilador “PC-grade” para dissipação de calor. E o sistema possui joysticks e botões de gatilho com sensores de hall. Também há suporte para efeitos de iluminação RGB abaixo dos joysticks.

AYA Neo Slide terá chip Ryzen 7 7840 e teclado retroiluminado
AYA Neo Slide terá chip Ryzen 7 7840 e teclado retroiluminado

Mas o que realmente destaca o AYA Neo Slide de muitos outros modelos da linha AYA Neo é o fato de que você pode empurrar a tela para cima para revelar um teclado oculto.

É um design que já vimos antes: o GPD Win 3 e o Win 4 também têm teclados ocultos por telas deslizantes. E todos esses dispositivos se inspiram em computadores de mão mais antigos, como os PCs ultramóveis Sony Vaio UX e OQO.

AYA diz que esse design se destaca de algumas maneiras.

É o primeiro a ter um ângulo de tela ajustável (depois de deslizar a tela para cima você pode incliná-la para frente). E é o primeiro com retroiluminação RGB, permitindo que você personalize ainda mais a aparência do computador de mão.

Quanto ao motivo pelo qual você deseja um teclado em um dispositivo como este, ele abre a possibilidade de usar o bate-papo do jogo ou outras tarefas que funcionam melhor com um teclado.

Por exemplo, uma reclamação comum sobre dispositivos portáteis para jogos com Windows que não possuem teclado é que muitas vezes você precisa pressionar a tecla Esc para sair dos jogos, mas sem um teclado não há uma tecla Esc para pressionar.

No GPD Win 3/4 ou AYA Neo Slide, basta empurrar a tela para cima, pressionar Esc e deslizá-la de volta ao lugar.

Um teclado também abre a porta para usar o AYA Neo Slide para outras finalidades além dos jogos. Você pode digitar um e-mail rápido, visualizar e editar documentos ou realizar outras atividades sem conectar um dispositivo de entrada externo.

Mas as chances são de que esses recursos terão um preço. Os dispositivos existentes da AYA já são mais caros do que um Valve Steam Deck ou Asus ROG Ally. Adicionar mais hardware e peças móveis provavelmente não reduzirá o preço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.