Conheça o AYA Neo Next Lite, um PC portátil para jogos que vem com SteamOS. Confira os detalhes desse console de baixo custo.
Nos últimos anos, a fabricante de PCs portáteis para jogos AYA tem se concentrado principalmente no segmento premium do mercado. Mas a empresa está posicionando seu próximo dispositivo como uma “escolha econômica”.
O AYA Neo NEXT Lite apresenta uma tela de 7 polegadas e 1280 x 800 pixels em vez de uma tela de resolução de 1080p ou superior. E vem com SteamOS, que é baseado no Linux, em vez do Windows (o sistema mais usado pela empresa e por alguns fabricantes desse tipo de hardware).
AYA Neo Next Lite, um PC portátil para jogos que vem com SteamOS
À medida que empresas como Valve, Asus, Lenovo e MSI entraram no espaço dos PCs portáteis para jogos nos últimos anos, empresas chinesas menores como AYA, GPD e One Netbook se concentraram amplamente em adicionar recursos premium para ajudar seus produtos a se destacarem.
Mas isso tende a significar que esses dispositivos custam muito mais do que um Steam Deck ou Asus ROG Ally.
Portanto, é bom ver a AYA prometendo um dispositivo com custo mais competitivo que deixa de fora alguns recursos, como joysticks retroiluminados, para ajudar a manter o preço baixo.
Dito isso, a AYA ainda não revelou quanto custará o AYA Neo Next Lite, ou o que está por trás ainda. Porém, não devemos esperar muito: as pré-encomendas estão programadas para começar em 11 de janeiro de 2024.
Até o momento sabemos que o portátil possui bateria de 47 Wh, motores lineares no eixo X e um design que parece muito semelhante ao AYA Neo Next, lançado há alguns anos.
Mas até sabermos que tipo de processador, gráficos, memória e armazenamento o novo modelo possui, é difícil dizer se é realmente um dispositivo econômico… ou apenas um um pouco mais barato que os outros dispositivos portáteis da AYA, que atualmente são vendidos por cerca de US$ 899 ou mais.
Também será interessante ver como o SteamOS funciona bem em um dispositivo portátil AYA.
Embora o sistema operacional seja baseado em software de código aberto, nos últimos anos a maior parte do trabalho da Valve no sistema operacional tem como objetivo principal o Steam Deck e muitas das atualizações e otimizações são projetadas para os próprios dispositivos portáteis da empresa.
Ainda que o AYA Neo Next Lite quase certamente tenha um processador AMD, é quase certo que também não terá exatamente o mesmo chip usado no Steam Deck (já que esse processador é um chip personalizado projetado especificamente para o portátil da Valve).
O AYA Neo Next Lite também não possui trackpads duplos integrados ao Steam Deck.
E não está claro quanto trabalho a AYA terá que fazer para que o sistema operacional funcione bem com seu hardware, e, dado o hábito da empresa de lançar vários dispositivos todos os anos, também não está claro que tipo de suporte de longo prazo os usuários podem esperar de um dispositivo portátil AYA com sistema operacional baseado em Linux.