E a AYA Neo lançará mini PCs retrô inspirados em hardwares clássicos, como o computador Mac e consoles de jogos clássicos como o NES.
A empresa por trás da linha AYA Neo de PCs portáteis para jogos está se expandindo para computadores desktop compactos com designs de estilo retrô.
AYA Neo lançará mini PCs retrô inspirados em hardwares clássicos
O próximo AYA Neo Retro Mini PC AM01
é um desktop de formato pequeno que se parece com um computador Mac clássico, enquanto o Retro Mini PC AM02 se inspira em consoles de jogos clássicos como o NES.
Especificações, preços e disponibilidade ainda não foram anunciados, mas AYA revelou algumas fotos de design em uma postagem de blog , página da web dedicada e uma prévia de uma próxima campanha de crowdfunding para o AM01.
O AYA Neo Retro Mini PC AM01 tem um corpo pequeno projetado para se assemelhar aos primeiros computadores Apple Macintosh, exceto que parece que este modelo foi projetado para ser colocado de forma que o retângulo preto decorativo (onde você encontraria uma tela em um Macintosh real) está apontando para cima e não para frente.
AYA diz que o AM01 estará disponível “com várias versões de processador e configurações de hardware personalizáveis”, e o sistema será lançado em meados de novembro.
A empresa mostrou brevemente em seu site que duas opções de processador estariam disponíveis: AMD Ryzen 7 5700U e Ryzen 3 3200U. Desde então, essas informações foram removidas, portanto não está claro se esses detalhes estão sujeitos a alterações.
Essas opções podem estar sujeitas a alterações, mas foram mostradas brevemente no site da AYA Neo.
O chip 5700U não é uma ótima opção para um dispositivo de jogos, mas não é ruim para um mini PC de uso geral.
O 3200U, por outro lado, é um chip antigo que seria bastante decepcionante de se ver em um sistema como este: mesmo um processador Intel N100 de 6 watts ofereceria melhor desempenho.
O AYA Neo Retro Mini PC AM02, por sua vez, é um PC inspirado na Nintendo que possui uma tela embutida, embora seja uma tela pequena projetada para ser usada como uma segunda tela para informações de status, em vez de uma tela principal.
Este modelo esconde conectores USB e de fone de ouvido sob um painel que se parece com o slot onde você carregaria os cartuchos se este fosse um console de jogo real.
AYA ganhou fama nos últimos anos ao oferecer PCs portáteis para jogos com telas sensíveis ao toque, controladores de jogos integrados e processadores AMD Ryzen com gráficos Radeon integrados.
Mas a linha de produtos da empresa ficou bastante complicada recentemente, com a AYA introduzindo novos produtos em um ritmo vertiginoso.
Ramificar para mini PCs faz muito sentido, as probabilidades são de que esses pequenos computadores apresentem placas-mãe e processadores semelhantes aos portáteis da empresa, permitindo que os jogadores tragam seus próprios controladores e monitores.
Mas resta saber se os designs de estilo retro serão suficientes para tornar esses sistemas alternativas viáveis a outros mini PCs ou desktops para jogos.
Eu também suspeito que, embora os jogadores portáteis sejam mais propensos a ficar satisfeitos com gráficos integrados, qualquer pessoa que queira conectar um monitor externo pode querer pelo menos uma opção para gráficos discretos.
Não está claro se há espaço suficiente dentro desses sistemas para uma GPU discreta decente, mas suponho que seja possível que AYA esteja escondendo portas USB4 ou Oculink nesses sistemas, o que abriria a possibilidade de usar docks gráficos externos.