AWS anunciou a disponibilidade do Ubuntu Desktop via nuvem

Completando o catálogo de sistemas operacionais fornecidos pela, a AWS anunciou a disponibilidade do Ubuntu Desktop via nuvem.

Sim. O Ubuntu Desktop já está disponível na Amazon Web Services (AWS), a plataforma de serviços da gigante de servidores e computação em nuvem.

AWS anunciou a disponibilidade do Ubuntu Desktop via nuvem

AWS anunciou a disponibilidade do Ubuntu Desktop via nuvem
AWS anunciou a disponibilidade do Ubuntu Desktop via nuvem

Com o Ubuntu Desktop, os desenvolvedores terão acesso por meio da AWS a várias ferramentas e bibliotecas de código aberto de áreas como aprendizado de máquina, ciência de dados ou inteligência artificial, além da Internet das Coisas e da nuvem.

O DevOps também poderá aproveitar este produto para testes sem precisar reconfigurar o sistema operacional local ou lidar com equipamentos físicos.

O Ubuntu Desktop se junta ao catálogo de sistemas operacionais fornecidos pela AWS, que também inclui Amazon Linux e Windows. A distribuição da Canonical tem sido a favorita na AWS, então o Ubuntu Pro está acessível através da plataforma desde 2019.

A presença do Ubuntu Desktop na AWS oferece vantagens como segurança, pois todos os arquivos são armazenados em volumes na nuvem dentro do perímetro de segurança fornecido pela conta da AWS, facilidade de provisionamento para fornecer novos desktops e até mesmo a última geração de hardware em questão de minutos, reduzindo custos pagando sob demanda, tendo acesso a desktops de qualquer lugar pelos usuários finais, além de disponibilizar aos administradores de desktops virtuais uma experiência de gerenciamento comum entre Windows e duas distribuições Linux.

É importante notar que o Ubuntu Pro e o Ubuntu Desktop não são exatamente o mesmo produto.

A primeira é um serviço que prolonga o tempo de suporte da distribuição destinada a profissionais e empresas, que muito recentemente, foi oferecida a custo zero para um total de até cinco máquinas para obter dez anos de suporte.

Por sua vez, o Ubuntu Desktop é o sistema desktop usual com cinco anos de suporte, dos quais você pode ter um número ilimitado de instâncias.

Alex Gallagher, vice-presidente de nuvem da Canonical, sublinhou que a empresa trouxe o Ubuntu Desktop para a AWS:

“para que os desenvolvedores possam aproveitar o design, escrever código, canais e implantar cargas de trabalho baseadas no Ubuntu, sejam instâncias como contêineres, a partir do Ambiente AWS. Além disso, os desktops virtuais Ubuntu nos WorkSpaces permitem que as organizações de TI provisionem instâncias de alto desempenho do Ubuntu Desktop, entregues como um serviço AWS totalmente gerenciado. Com a crescente pressão para atender às necessidades de segurança e produtividade dos trabalhadores híbridos, é uma vantagem para as organizações de TI e seus usuários finais.”

Como podemos ver, a Canonical está pressionando o acelerador quando se trata de melhorar seu suporte para usuários com perfis profissionais.

Quem estiver interessado em rodar o Ubuntu Desktop na AWS só precisa seguir os passos descritos no artigo publicado no blog oficial da plataforma Amazon.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.