E foi lançado o Avidemux 2.7.6 com novo decodificador AV1 e muitas alterações. Confira as novidades e veja como instalar/atualizar.
Avidemux é um editor de vídeo gratuito projetado para cortes simples, filtragem e codificação de tarefas.
O programa é um software livre coberto pela licença GNU GPL e que está disponível para Linux, BSD, Mac OS X e Microsoft Windows.
Apesar do nome do aplicativo começar com “Avi”, o aplicativo suporta muitos tipos de arquivos (incluindo AVI), arquivos MPEG compatível com DVD, MP4 e ASF, usando uma variedade de codecs.
Agora, o projeto lançou mais uma atualização desse editor, o Avidemux 2.7.6.
Novidades do Avidemux 2.7.6
O Avidemux 2.7.6 chega cerca de 10 meses após o lançamento anterior com ótimas novidades.
O Avidemux ganhou um decodificador AV1 baseado na biblioteca libaom, assim como um codificador VP9 baseado na biblioteca libvpx, além de suporte ao FFmpeg 4.2.3. Somente para Linux, ele agora possui um desintercalador e redimensionador acelerado por hardware com base na API de aceleração de vídeo (API-VA).
O Avidemux agora suporta faixas de áudio externas no formato DTS e arquivos MPEG-TS com duração superior a 13:15:36, usa o núcleo DTS do áudio DTS XLL em arquivos MPEG-TS em vez de rejeitar a faixa e detecta corretamente faixas de áudio MP3 mono em arquivos MP4.
Também nova nesta versão veio a capacidade de detectar pontos de corte nos streams de vídeo HEVC que podem resultar em graves problemas de reprodução e avisar o usuário sobre isso, além do fato de que a resolução máxima de vídeo suportada foi aumentada para 4096 × 4096.
Além disso, um modo de 2 passagens e opções de configuração estendidas foram adicionadas aos codificadores H.264 e HEVC baseados em NVENC, perfis HE-AAC e HE-AACv2 foram adicionados ao plug-in de codificador FDK AAC e suporte para áudio OGG Vorbis e LPCM foi adicionado ao muxer MP4.
Entre outras mudanças, o Avidemux agora timestamps corretamente o jitter em arquivos MP4 criados com versões mais antigas, permite que os usuários alternem a visibilidade do elástico nos filtros de vídeo “Blacken Borders” e “Crop” e permite o tamanho do fragmento definido pelo usuário para anexar automaticamente de arquivos MPEG-TS fragmentados.
Também fixo foi corrigido o arredondamento do carimbo de data e hora, que causou saída de pseudo-VFR a partir de fontes CFR, e o controle deslizante de navegação, que agora suporta localidades RTL (da direita para a esquerda).
Para scripts, esta versão adiciona métodos de consulta PTS e busca de quadro-chave à interface do Python.
Por fim, esta versão aprimora o manuseio de fluxos de vídeo codificados em campo e monitora a base de tempo do vídeo em toda a cadeia, aprimora o manuseio de fluxos de vídeo H.264 cujos conjuntos de parâmetros mudam rapidamente e corrige a entrada do teclado no “Redimensionar” filtro de vídeo.
Como instalar o Avidemux 2.7.6 no Linux
Para instalar a versão mais recente do Avidemux no Linux, use um dos tutoriais abaixo:
Como instalar o Avidemux no Linux via arquivo AppImage
Como instalar a versão mais recente do Avidemux no Ubuntu
Veja também
Como converter vídeos com Avidemux sem complicações
- Como instalar o OpenShot no Ubuntu e derivados
- Como instalar o conversor de WebM Boram no Linux via Flatpak