E foi lançado o AV Linux MX Edition 2021.05.22 com os plug-ins de som Drops e MZuther, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O AV Linux é uma distribuição versátil baseada no Debian, com uma grande coleção de softwares de produção de áudio e vídeo. Além disso, também inclui um kernel personalizado com threading IRQ habilitado para desempenho de áudio de baixa latência.
O AV Linux pode ser executado diretamente de um DVD live ou de um dispositivo de armazenamento USB ativo, embora também possa ser instalado em um disco rígido e usado como um sistema operacional de uso geral para tarefas cotidianas.
A distribuição é baseada no pacote base MX Linux, utilizando os repositórios Debian com melhorias do projeto antiX e aplicativos próprios que facilitam a configuração e instalação do software.
O AV Linux também usa os repositórios KXStudio com uma coleção de aplicativos de processamento de áudio e pacotes adicionais de sua própria montagem (Polyphone, Shuriken, Simple Screen Recorder, etc.).
O kernel do Linux vem com um conjunto de patches RT para aumentar a capacidade de resposta do sistema durante o processamento de áudio. O ambiente do usuário é baseado no Xfce4 com o gerenciador de janelas OpenBox em vez do xfwm.
O pacote inclui Ardour, ArdourVST, Harrison, Mixbus, editores de áudio do Blender, Cinelerra, Openshot, editores de vídeo LiVES e ferramentas para converter formatos de arquivos multimídia.
Para alterar o dispositivo de áudio, o kit de conexão de áudio JACK é fornecido (usando JACK1/Qjackctl, não JACK2/Cadence).
Ele é construído com suporte para as arquiteturas i386 e x86-64 e, graças ao seu kernel personalizado, oferece aos usuários produção de áudio de baixa latência para desempenho máximo.
Uma das coisas que o torna excelente como uma distribuição live são seus muitos drivers adicionais para uma série de hardware de áudio e vídeo, como placas de som, placas de vídeo, controladores midi e muito mais.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão AV Linux MX Edition 2021.05.22.
Novidades do AV Linux MX Edition 2021.05.22
A nova versão da distribuição vem com uma série de mudanças para ambas as arquiteturas de sistema e em geral o pacote do kernel Linux do projeto Liquorix foi alterado para o ramo Debian Buster, além do fato de que o ambiente Xfce usa o gerenciador de janelas Openbox por padrão, o xfwm e o xfdesktop foram removidos.
Também digno de nota é que o gerenciador de login foi substituído por SliM, os plug-ins de som Drops e MZuther foram adicionados, e o repositório OBS libfaudio desatualizado foi removido.
Na parte dos aplicativos atualizados que incluem podemos encontrar SFizz 1.0, Ardour 6.7, Reaper 6.28 (com suporte para plugins LV2), Harrison Mixbus demo 7.0.150, ACM Plugin demo 3.0.0.
Essas são a mudanças específicas na versão de 32 bits:
- Foi corrigido o conector do módulo de áudio de pulso ausente.
- A2jmidid foi corrigido.
- Dragonfly Reverbs foi atualizado para a versão mais recente para corrigir o problema de ruído aleatório.
E para a versão de 64 bits, são estas:
- Liquorix Repo for Buster corrigido.
- Atualizações e melhorias para o AVL-MXE Wizard para ocupar menos espaço na tela.
- O tema padrão de Diehard, o logotipo AVL-MXE e os novos papéis de parede DH foram ajustados.
- Uma barra de tarefas mais tradicional da configuração anterior do Dock.
- Adicionados alguns novos plug-ins de áudio: Drops, plug-ins MZuther.
- SFizz atualizado para 1.0.
- As demonstrações do plug-in ACM foram atualizadas para a versão 3.0.0.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o AV Linux MX Edition 2021.05.22
A imagem ISO do AV Linux MX Edition 2021.05.22 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux