Automattic comprou o app de mensagens tudo-em-um Texts.com

Proprietária do WordPress.com e do Tumblr, a Automattic comprou o app de mensagens tudo-em-um Texts.com por US$ 50 milhões.

Texts.com é um app que reúne todos os seus aplicativos de mensagens em um único painel, incluindo iMessage, Slack, WhatsApp, Instagram, Telegram, Messenger, LinkedIn, Signal, Discord e X, com planos para mais no futuro.

Embora outras empresas tenham tentado fazer algo semelhante – como o Beeper – Texts.com oferece criptografia ponta a ponta de seus bate-papos e outros recursos que os usuários sempre desejaram, como a capacidade de agendar mensagens em um horário conveniente para o destinatário, não apenas para você.

Além disso, você pode marcar mensagens como não lidas mesmo em serviços que não oferecem esse recurso, permitindo lembrar de verificar aquela mensagem novamente quando retornar, além de obter resumos de longos bate-papos em grupo que você perdeu.

Agora, a Automattic, proprietária do WordPress.com e do Tumblr, está adicionando mais uma empresa ao seu portfólio com a notícia de que adquiriu o aplicativo de mensagens tudo-em-um Texts.com por US$ 50 milhões.

Automattic comprou o app de mensagens tudo-em-um Texts.com

Automattic comprou o app de mensagens tudo-em-um Texts.com
Automattic comprou o app de mensagens tudo-em-um Texts.com

Sim. A Automattic comprou o app de mensagens tudo-em-um Texts.com. A empresa explicou seu interesse na plataforma de mensagens em um anúncio, dizendo que a aquisição lhe permite entrar em um “quarto mercado que é parte integrante da experiência web moderna: mensagens”.

A Automattic já oferece WordPress para publicação online, WooCommerce para comércio eletrônico e Tumblr para blogs e um conjunto de ferramentas de anúncios.

Ela também adquiriu um aplicativo de diário, Day One, e um aplicativo de podcasts Pocket Casts, em 2021 e, mais recentemente, um plugin ActivityPub que permite que blogs WordPress se conectem à rede mais ampla de aplicativos de redes sociais interconectados, mas descentralizados, como Mastodon, conhecidos coletivamente como o fediverso.

Com a aquisição, o fundador da Texts.com, Kishan Bagaria, se juntará à empresa como o novo chefe de mensagens, junto com o restante da equipe distribuída da Texts.com.

Falando ao podcast Pivot, o proprietário da Automattic, Matt Mullenweg, explicou que, em parte, parte do desejo pelo acordo nasceu de uma frustração pessoal – todo mundo tem vários aplicativos de mensagens e é difícil rastrear para quem você enviou mensagens em cada um deles.

“Eu fiquei meio atrasado e então entrei no mercado e na verdade a Automattic acabou fazendo alguns investimentos nesse espaço nos últimos anos, inclusive na Element, que é uma empresa Matrix, Beeper, que é outro aplicativo, que tem algumas coisas parecidas, mas diferentes, e se deparou com o Texts, e realmente ficou encantado com o produto.”

Além disso, ele disse que gosta de trabalhar em áreas nas quais você possa passar o resto da vida.

Mas Mullenweg também apontou o actual quadro regulamentar como algo que tornou o negócio mais viável. Com as regulamentações da UE, ele acreditava que seria mais difícil para a Apple, o Google e o Meta bloquear um player menor como o Texts porque é centrado no usuário, funciona no lado do cliente e é 100% criptografado.

“Portanto, é tão seguro quanto seus aplicativos de desktop”, disse ele. (A Apple tem lutado contra a abertura de sua plataforma iOS para lojas de aplicativos de terceiros porque elas são menos seguras que as suas. Ela não poderia apresentar o mesmo argumento com Texts.com).

Mullenweg também acredita que colocar um aplicativo de mensagens nas mãos de uma empresa como a Automattic – uma empresa de tamanho considerável que não é considerada parte da “Big Tech” – permitirá desenvolver textos mais rapidamente e manter seu foco.

Ele sugeriu que grandes empresas, como o Google, muitas vezes não enviam mensagens corretamente. (Na verdade, o Google teve tantas iniciativas de mensagens diferentes em determinado momento que se tornou uma piada corrente).

Além disso, o iMessage foi bloqueado no ecossistema da Apple, o que exclui a participação de pessoas que não tenham um iPhone ou Mac.

Os adolescentes norte-americanos, em particular, estão presos ao universo Apple por causa das bolhas azuis, informou o Wall Street Journal no ano passado.

O fundador da Automattic também disse que Texts.com se encaixa na empresa por causa de seus valores centrados no usuário, vinculados à maneira como tenta oferecer suporte a tudo o que as pessoas usam para mensagens.

“Como usuários, usamos todas essas coisas. E as empresas querem fingir que não, mas todos nós queremos. Então, isso também é algo para o qual adotamos uma grande abordagem… apenas tentamos integrar com tudo. O código aberto também facilita, porque as pessoas podem escrever plugins para qualquer coisa. Então, acho que se você mantiver essas três coisas em mente, poderá competir com os grandes e, de fato, prosperar.”

Texts.com ainda não está aberto ao público, mas uma lista de espera está disponível

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.