Conhecida por exigir reparos em sua rede própria ou autorizada, em 2022, o Autoatendimento da Apple irá tornar os reparos em casa mais fáceis.
A Apple não tem um grande histórico de facilitar a realização de reparos DIY no hardware da empresa, geralmente insistindo que você leve seu equipamento a uma Apple Store ou oficina autorizada.
Mas a partir do próximo ano, a empresa planeja começar a oferecer ferramentas, peças e documentação para clientes que desejam consertar hardware em casa.
Autoatendimento da Apple irá tornar os reparos em casa mais fáceis
O novo Apple Self Service Repair será lançado nos Estados Unidos no início de 2022, antes de ser lançado em outros países no final do ano.
No lançamento, a Apple diz que o programa oferecerá recursos de reparo para os telefones das séries iPhone 12 e iPhone 13, antes de expandir para incluir Macs com processadores Apple M1 no futuro.
A Apple ainda recomenda que a maioria das pessoas que procuram consertar hardware quebrado vá a um técnico autorizado, mas a empresa diz que seu novo programa disponibilizará manuais de conserto online e, após analisá-los, os clientes poderão comprar as peças de reposição e ferramentas necessárias de um novo Loja Online de Conserto de Autoatendimento.
A Apple diz que vai “focar nos módulos mais comumente atendidos” no início, incluindo monitores, baterias e câmeras do iPhone. Mas a empresa planeja oferecer peças de reposição adicionais a partir do final de 2022.
O pessoal da iFixit, uma oficina online que tem sido uma das muitas organizações que defendem as leis do Right to Repair (Direito de Reparar), dizem que o anúncio da Apple é um grande avanço, uma vez que vai contra as alegações anteriores da Apple de que permitir que os clientes reparem seu próprio hardware seria perigoso.
Mas também ainda é uma etapa limitada. A Apple ainda exige que os clientes comprem peças oficiais na loja da empresa e não oferece suporte para o reaproveitamento de um display, bateria ou outros componentes de outro telefone para uso em reparos.
E embora não esteja claro se os clientes terão que pagar os mesmos preços por peças de reposição e ferramentas que as oficinas de reparo independentes, iFixit observa que a Apple tem uma reputação de cobrar muito por essas peças – uma tela do iPhone 12, por exemplo, custa reparadores independentes US$ 270 (o mesmo preço que a Apple cobra para substituir uma tela em dispositivos fora da garantia, o que significa que na maior parte do tempo será mais barato para o cliente substituir a tela pela Apple).