Auto-Cpufreq 2.4 lançado com suporte a perfil de plataforma

E foi lançado o Auto-Cpufreq 2.4 com suporte a perfil de plataforma, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Auto-cpufreq, uma ferramenta de dimensionamento automático de frequência de CPU projetada para otimizar o desempenho e a eficiência em sistemas baseados em Linux.

Ele é um utilitário de velocidade automática da CPU e otimizador de energia para Linux com base no monitoramento ativo do estado da bateria do laptop, uso da CPU, temperatura da CPU e carga do sistema.

Em última análise, auto-cpufreq permite que você melhore a vida útil da bateria sem fazer concessões. Auto-cpufreq, que pode ajudá-lo com o gerenciamento de energia do seu computador.

Enfim, ele é um otimizador automático de velocidade e energia da CPU para Linux. E esta ferramenta permite que você otimize automaticamente a velocidade e o consumo da CPU em sua distribuição Linux.

Como o nome diz, auto-cpufreq fará as otimizações automaticamente. Você não precisa fazer alterações manuais ou ajustes constantes.

Ele monitorará ativamente o estado da bateria, o uso da CPU (frequência e temperaturas) e a carga do sistema e recomendará os melhores ajustes a serem aplicados para melhorar a vida útil da bateria do seu laptop.

Você pode então aplicar as otimizações recomendadas de CPU e energia temporária ou permanentemente.

Agora, o projeto lançou sua versão mais recente, Auto-Cpufreq 2.4.

Novidades do Auto-Cpufreq 2.4

Auto-Cpufreq 2.4 lançado com suporte a perfil de plataforma

Em relação aos novos recursos, a versão 2.4 traz as seguintes atualizações:

  • Suporte ao Perfil de Plataforma: A ferramenta agora permite que os usuários definam o “Perfil de Plataforma”, aprimorando a personalização das configurações de desempenho com base nos requisitos específicos da plataforma.
  • Suporte de instalação aprimorado: agora há uma seção dedicada para instalações do Gentoo, tornando mais fácil para os usuários desta distribuição começarem a usar o auto-cpufreq.
  • Suporte estendido ao sistema Init: adicionar suporte ao sistema init Dinit, comumente usado no Artix Linux, amplia a compatibilidade da ferramenta.
  • Gerenciamento de bateria do controle do Xbox: um novo ajuste evita que a bateria do controle do Xbox acione incorretamente uma troca para o perfil da bateria.

No lado de correções de bugs e melhorias de desempenho, o auto-cpufreq 2.4 traz os seguintes ajustes mais importantes:

  • Melhorias na CPU AMD: Ao usar o regulador de desempenho em CPUs AMD, a ferramenta agora emprega a Preferência de Desempenho Energético (EPP), resolvendo um problema anterior.
  • Compatibilidade de distribuição: foram feitas melhorias para aumentar a compatibilidade com distribuições baseadas em Arch.
  • Correções críticas: Várias correções incluem a resolução de erros críticos, como o problema de instalação do daemon no Artix Linux com runit e o tratamento de erros de comando não encontrado no NixOS.

Também deve ser mencionado que os desenvolvedores refatoraram o código para melhorar a legibilidade e a manutenção e atualizaram as dependências de suas versões mais recentes, como urllib3, certifi e cryptography.

Além disso, eles também removeram algumas dependências desnecessárias, o que deve, entre outros benefícios, aumentar a velocidade do tempo de inicialização removendo “network-online.target” como uma dependência do systemd-service.

Para saber mais sobre essa versão do Auto-Cpufreq, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Auto-Cpufreq

Para instalar a versão mais recente do Auto-Cpufreq nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário auto-cpufreq no Linux via Snap

Sair da versão mobile