auto-cpufreq 1.5.1 lançado com novas opções para dimensionar a frequência atual da CPU

E foi lançado auto-cpufreq 1.5.1 com novas opções para dimensionar a frequência atual da CPU. Confira as novidades e veja como instalar.

Você provavelmente já ouviu falar do cpufreq, o módulo do kernel Linux dedicado ao gerenciamento da frequência da CPU para diferentes cenários de consumo e desempenho.

Nesse caso, não vou me referir a ele, mas a um programa chamado auto-cpufreq, que pode ajudá-lo com o gerenciamento de energia do seu computador.

Esta ferramenta permite que você otimize automaticamente a velocidade e o consumo da CPU em sua distribuição Linux.

auto-cpufreq é um utilitário de velocidade automática da CPU e otimizador de energia para Linux com base no monitoramento ativo do estado da bateria do laptop, uso da CPU, temperatura da CPU e carga do sistema.

E agora, ele foi atualizado com algumas melhorias na versão 1.5.1, que vem resolver alguns problemas anteriores.

Novidades do auto-cpufreq 1.5.1

auto-cpufreq 1.5.1 lançado com novas opções para dimensionar a frequência atual da CPU
auto-cpufreq 1.5.1 lançado com novas opções para dimensionar a frequência atual da CPU

Entre as alterações, destaca-se uma nova e importante funcionalidade capaz de permitir o aumento da frequência (Trubo) em função da temperatura e do uso/carga do CPU para evitar problemas de sobreaquecimento.

O auto-cpufreq 1.5.1 também permitirá que você dimensione a frequência da CPU com base no estado da bateria.

Ele até permitirá que você exiba algumas informações básicas do sistema, monitore a frequência atual de sua CPU, sua temperatura para cada núcleo, a carga do sistema e o status de sua bateria.

Além disso, você deve saber que, se já usou o programa TLP, o auto-cpufreq não interfere nele. Você pode instalar os dois ao mesmo tempo sem problemas.

Se você estava usando o auto-cpufreq e decidiu desinstalá-lo devido a problemas de superaquecimento em seu laptop quando o modo Turbo de sua CPU foi ativado sem levar em consideração os fatores mencionados acima, com esta nova versão que está resolvida, você pode devolvê-la para usar sem essas desvantagens.

O Turbo só será ativado agora se a carga/uso da CPU e a temperatura permitirem.

Ou seja, quando o uso exigir e a temperatura média central não for elevada. Algo vital para aqueles laptops que vêm com ventoinhas que não têm boa ventilação, ou cujos chips tinham um TDP particularmente alto

Para saber mais sobre essa versão do auto-cpufreq, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o auto-cpufreq

Para instalar a versão mais recente do auto-cpufreq nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário auto-cpufreq no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.