Muito tempo depois da polêmica sobre telemetria da série 2.x, o Audacity está voltando aos repositórios oficiais das distros Linux.
Audacity é um gravador de som e editor de áudio multi-track de código aberto. Fácil de usar e multi-plataforma, ele tem versões para Linux, Windows e OS X.
Recentemente escrevi um artigo que falava do lançamento do Audacity 3.2.0.
Para verificar as coisas, vai-se à sua loja de software, procura-se por “audacity” e vê-se que existe uma opção para “Repositórios oficiais (comunitários)” numerados 3.1.3. Mas eles não pararam em 2.x para telemetria?
Sim, foi, mas parece que as coisas estão mudando.
Audacity está voltando aos repositórios oficiais das distros Linux
Sim. O Audacity está voltando aos repositórios oficiais das distros Linux. Resolvi verificar como era tudo isso em diferentes distribuições.
Depois disso, posso confirmar que o Debian (11) ainda tem o Audacity 2.4.2 em seus repositórios, que o Ubuntu 22.04 está nele e o 22.10 nem tem o software incluso (parece ter sido removido), mas Manjaro, no repositório da comunidade (o oficial, não AUR), EndeavorOS e Fedora, ambos atuais 36 e beta 37, o incluem em seus repositórios, embora atualmente ofereçam v3.1.3. Manjaro e EndeavourOS são ambos baseados no Arch Linux, e aqui está o pacote de sistema “pai”.
Diz-se que isso está relacionado à telemetria. E é que o Audacity, embora agora tenha um novo proprietário, sempre foi de código aberto.
O problema era mais que o Muse Group coletava dados de uso do software, e os diferentes projetos diziam “até agora”, e mantinham a v2.4.2 congelada em seus repositórios por muito tempo.
Até parece que a Canonical vai remover o pacote no Ubuntu 22.10, mas tudo pode mudar se a nova (ou não tão nova, pois circulam rumores há mais de um ano) filosofia se confirmar.
Com base nessas informações, o Audacity agora teria a telemetria desativada por padrão e deve ser ativada manualmente se quisermos compartilhar nossos dados de uso.
Basicamente é assim que as coisas devem ser: devemos ser consultados, e se essa consulta for acompanhada de uma opção com uma caixa de seleção ou caixa de verificação, ela deve ser desmarcada.
O êxodo de usuários para outras alternativas pode ter muito a ver com essa decisão, mas por qualquer motivo, pelo menos o Fedora e as distribuições baseadas em Arch restabeleceram o Audacity.
Para aqueles de nós que preferem usar software atualizado, esta é uma boa notícia.
Pacotes isolados (sandbox) como flatpak ou snap não se integram tão perfeitamente quanto os pacotes específicos de cada distribuição.
Sem ir mais longe, uma das novas opções, como o compartilhamento, não aparece na versão Flatpak, sem contar o quanto é ruim usar o tema escuro se houver partes que ainda estão claras.
Se tudo isso for o que parece, é provável que o Audacity em breve retorne ao Debian e a outros sistemas baseados também.