Audacity 3.6 lançado com novos recursos e melhorias

E foi lançado o Audacity 3.6 com novos recursos e melhorias, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Audacity é um gravador de som e editor de áudio multi-track de código aberto. Fácil de usar e multi-plataforma, ele tem versões para Linux, Windows e OS X.

O Audacity é um dos programas mais emblemáticos do Software Livre, com o qual podemos gravar e editar áudio digitalmente desde o nosso computador. Este aplicativo é multiplataforma, portanto pode ser usado em Windows, MacOS, Linux e muito mais.

Ele fornece ferramentas para editar arquivos de som (Ogg Vorbis, FLAC, MP3 e WAV), gravar e digitalizar sons, alterar parâmetros de arquivos de som, sobrepor faixas e aplicar efeitos (por exemplo , supressão de ruído, mudança de ritmo e tom).

Além de nos permitir gravar várias fontes de áudio, o Audacity também pode nos permitir pós-processar todos os tipos de áudio, incluindo podcasts, adicionando efeitos como normalização de entrada e saída, recorte e desvanecimento.

Agora, foi anunciado recentemente o lançamento da nova versão do Audacity 3.6.

Novidades do Audacity 3.6

Audacity 3.6 lançado com novos recursos e melhorias

Quase três meses após seu lançamento anterior 3.5, o Audacity lança sua versão mais recente, 3.6, com novos recursos e melhorias interessantes para engenheiros de áudio amadores e profissionais. Aqui estão eles.

O destaque desta versão é a introdução de ‘Efeitos Mestres’. Este novo recurso permite que os efeitos sejam aplicados a todo o projeto simultaneamente, simplificando os fluxos de trabalho e permitindo uma manipulação de áudio mais coesa.

Orientações detalhadas sobre como usar esses novos efeitos master e em tempo real estão disponíveis no site do Audacity.

O Audacity 3.6.0 também estreia um compressor e limitador revisados, substituindo as versões mais antigas. Essas melhorias incluem um histórico de redução de ganho para monitoramento de efeitos em tempo real.

As predefinições de fábrica para essas ferramentas podem ser acessadas por meio da interface atualizada ‘Predefinições e configurações’, prometendo aos usuários uma variedade de configurações prontas para uso para vários cenários de áudio.

Além disso, o Audacity introduziu novos temas claros e escuros em resposta ao feedback do usuário, melhorando a visibilidade e reduzindo o cansaço visual durante sessões prolongadas de edição.

Os usuários podem alternar facilmente os temas através do menu ‘Preferências’ -> ‘Interface’. Além disso, o tema clássico permanece disponível e os entusiastas ainda podem instalar temas mais antigos ou personalizados, se desejarem.

A nova versão apresenta melhorias significativas de desempenho, que são particularmente perceptíveis ao trabalhar em projetos maiores ou ao usar telas maiores.

Isso torna o Audacity mais eficiente e rápido nos tempos de resposta, melhorando a experiência do usuário em todos os aspectos.

O Audacity 3.6.0 adiciona suporte para FFmpeg 7, melhorando sua compatibilidade com vários formatos de mídia. Novos aprimoramentos funcionais incluem a capacidade de colar arquivos de áudio diretamente no projeto usando “Ctrl + V”, cores alternativas de formas de onda temáticas e uma opção mais simplificada ‘Extras’ > ‘Exportar’ > ‘Exportar áudio selecionado’.

A atualização também corrige vários bugs, incluindo o problema de rolagem automática durante novas gravações de trilhas e correções para o gerenciador de macros.

Melhorias nos elementos da interface do usuário, como o tema de alto contraste e a funcionalidade de exportação Ogg do Linux, garantem uma experiência de usuário mais suave e confiável.

Para saber mais sobre essa versão do Audacity, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Audacity

Para instalar a versão mais recente do Audacity nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via AppImage
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via Flatpak
Gravação e edição de áudio – Instale Audacity no Ubuntu e derivados

Sair da versão mobile