E foi lançado o Audacity 3.6.1 com correções de falhas críticas, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Audacity é um gravador de som e editor de áudio multi-track de código aberto. Fácil de usar e multi-plataforma, ele tem versões para Linux, Windows e OS X.
O Audacity é um dos programas mais emblemáticos do Software Livre, com o qual podemos gravar e editar áudio digitalmente desde o nosso computador. Este aplicativo é multiplataforma, portanto pode ser usado em Windows, MacOS, Linux e muito mais.
Ele fornece ferramentas para editar arquivos de som (Ogg Vorbis, FLAC, MP3 e WAV), gravar e digitalizar sons, alterar parâmetros de arquivos de som, sobrepor faixas e aplicar efeitos (por exemplo , supressão de ruído, mudança de ritmo e tom).
Além de nos permitir gravar várias fontes de áudio, o Audacity também pode nos permitir pós-processar todos os tipos de áudio, incluindo podcasts, adicionando efeitos como normalização de entrada e saída, recorte e desvanecimento.
Agora, foi anunciado recentemente o lançamento da nova versão do Audacity 3.6.1.
Novidades do Audacity 3.6.1
Seis dias após a versão 3.6, o Audacity lançou uma nova atualização, 3.6.1, para solucionar vários bugs críticos que afetam seu desempenho.
Conforme descrito pelos desenvolvedores, o Audacity 3.6.1 é um hotfix que visa uma série de problemas que afetam os usuários em várias plataformas.
Uma das correções mais significativas do Audacity 3.6.1 é a resolução de um bug que fazia com que o Audacity travasse ao exportar áudio multicanal.
Outra correção crítica abordada nesta versão é aquela que anteriormente causava travamentos ao colar clipes mono em trilhas estéreo.
Além dessas melhorias de estabilidade, o Audacity 3.6.1 também avança em termos de acessibilidade.
Mais especificamente, expande a acessibilidade dos valores do plugin na interface simples do software, tornando-o mais fácil de usar para usuários com deficiência visual que dependem de leitores de tela.
Audacity 3.6.1 também inclui uma medida preventiva contra problemas de compatibilidade, garantindo que os projetos criados nas versões 3.6.x mais recentes não possam ser abertos por engano em versões mais antigas incompatíveis.
Por último, a estética e a interface do usuário do Audacity também receberam atenção. Foi corrigido um problema em que o tema escuro do software exibia cantos brancos nos botões.
Essa correção menor, mas importante, melhora a consistência visual geral do aplicativo e a experiência do usuário.
Para saber mais sobre essa versão do Audacity, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Audacity
Para instalar a versão mais recente do Audacity nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via AppImage
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via Flatpak
Gravação e edição de áudio – Instale Audacity no Ubuntu e derivados