Audacity 3.3 lançado com um novo efeito Shelf Filter, e muito mais

E foi lançado o Audacity 3.3 com um novo efeito Shelf Filter, e muito mais. Confira os detalhes desse lançamento e veja como instalar.

Audacity é um gravador de som e editor de áudio multi-track de código aberto. Fácil de usar e multi-plataforma, ele tem versões para Linux, Windows e OS X.

O Audacity é um dos programas mais emblemáticos do Software Livre, com o qual podemos gravar e editar áudio digitalmente desde o nosso computador. Este aplicativo é multiplataforma, portanto pode ser usado em Windows, MacOS, Linux e muito mais.

Ele fornece ferramentas para editar arquivos de som (Ogg Vorbis, FLAC, MP3 e WAV), gravar e digitalizar sons, alterar parâmetros de arquivos de som, sobrepor faixas e aplicar efeitos (por exemplo , supressão de ruído, mudança de ritmo e tom).

Além de nos permitir gravar várias fontes de áudio, o Audacity também pode nos permitir pós-processar todos os tipos de áudio, incluindo podcasts, adicionando efeitos como normalização de entrada e saída, recorte e desvanecimento.

Agora, foi anunciado recentemente o lançamento da nova versão do Audacity 3.3.

Novidades do Audacity 3.3

Audacity 3.3 lançado com um novo efeito Shelf Filter, e muito mais
Audacity 3.3 lançado com um novo efeito Shelf Filter, e muito mais

O Audacity 3.3 chega sete meses após a série Audacity 3.2 e apresenta um novo efeito Shelf Filter que pode ser definido como High-shelf ou Low-shelf, adiciona recursos em tempo real a mais efeitos integrados, incluindo Bass & Treble, Distortion, Phaser , Reverb e Wahwah, e implementa um recurso experimental de Beats e Bar.

Ele também adiciona uma nova régua chamada Linear (dB), que vai de 0 dBFS a -∞ dBFS e reflete melhor o volume conforme mostrado nos medidores de gravação/reprodução, adiciona um botão “Excluir” na barra de ferramentas Recortar/Copiar/Colar, e melhora ligeiramente o comportamento do zoom.

A barra de ferramentas inferior foi reformulada no Audacity 3.3 com uma nova barra de ferramentas de compasso que está oculta por padrão nesta versão, uma barra de ferramentas Snapping atualizada que agora é independente da barra de ferramentas Seleção, bem como realocação da taxa de amostragem do projeto em Configuração de áudio > Configurações de áudio .

Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão agora permite que você escolha entre copiar clipes inteligentes ou apenas a parte visível ao copiar clipes entre projetos, não pontilha mais faixas de áudio desnecessariamente, melhora a latência de saída de reprodução em sistemas Linux e melhora o efeito EQ para não mais redefinir nomes de clipes.

Outra mudança interessante é o fato de que o Audacity 3.3 vem com suporte para a mais recente estrutura multimídia de código aberto FFmpeg 6.0. Claro, vários bugs que estavam presentes em versões anteriores foram corrigidos para tornar o Audacity mais estável e confiável, e não travar mais ao editar faixas de áudio.

Para saber mais sobre essa versão do Audacity, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Audacity

Para instalar a versão mais recente do Audacity nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via AppImage
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via Flatpak
Gravação e edição de áudio – Instale Audacity no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.