Audacity 3.2 lançado com efeitos em tempo real e VST3

E foi lançado o Audacity 3.2 com efeitos em tempo real e VST3, e muito mais. Confira os detalhes desse lançamento e veja como instalar.

Audacity é um gravador de som e editor de áudio multi-track de código aberto. Fácil de usar e multi-plataforma, ele tem versões para Linux, Windows e OS X.

O Audacity é um dos programas mais emblemáticos do Software Livre, com o qual podemos gravar e editar áudio digitalmente desde o nosso computador. Este aplicativo é multiplataforma, portanto pode ser usado em Windows, MacOS, Linux e muito mais.

Ele fornece ferramentas para editar arquivos de som (Ogg Vorbis, FLAC, MP3 e WAV), gravar e digitalizar sons, alterar parâmetros de arquivos de som, sobrepor faixas e aplicar efeitos (por exemplo , supressão de ruído, mudança de ritmo e tom).

Além de nos permitir gravar várias fontes de áudio, o Audacity também pode nos permitir pós-processar todos os tipos de áudio, incluindo podcasts, adicionando efeitos como normalização de entrada e saída, recorte e desvanecimento.

Agora, foi anunciado recentemente o lançamento da nova versão do Audacity 3.2.

Novidades do Audacity 3.2

Audacity 3.2 lançado com efeitos em tempo real e VST3
Audacity 3.2 lançado com efeitos em tempo real e VST3

O Audacity 3.2 está aqui quase um ano após a série Audacity 3.1 e apresenta vários novos recursos interessantes, como efeitos em tempo real para as unidades de áudio, plugins LADSPA, LV2 e VST3, suporte para efeitos VST3, suporte para o formato de compressão de áudio aberto WavPack , bem como suporte para a mais recente estrutura multimídia FFmpeg 5.0.

Como parte do novo recurso de efeitos em tempo real, o Audacity 3.2 adiciona um novo botão Efeitos ao menu de faixas para permitir que você coloque efeitos em tempo real.

Além disso, o menu Efeitos recebeu uma nova classificação e agora você encontrará outras opções de classificação e agrupamento nas preferências de Efeitos. Aqui está o recurso de efeitos em tempo real em ação!

A interface do usuário também recebeu várias mudanças, como a fusão da barra do mixer com as barras do medidor, um recurso de compartilhamento rápido de áudio e um novo botão de configuração de áudio por padrão que substitui a barra de ferramentas do dispositivo (você ainda poderá re-adicione a barra de ferramentas do dispositivo através do menu Exibir > Barras de ferramentas).

Entre outras mudanças notáveis, o Audacity agora pode ser compilado sem suporte a JACK em sistemas GNU/Linux, mpg123 agora é usado como o importador de MP3 padrão em vez de mad, há suporte para diretórios XDG em sistemas GNU/Linux e os plugins agora são verificados automaticamente, testado e habilitado quando o Audacity é iniciado.

Claro, o Audacity 3.2 também corrige vários problemas para melhorar o suporte M4A/AAC para permitir que você defina a taxa de bits entre 98 e 160 kbit/s para mono ou entre 196 e 320 kbit/s para estéreo, importação de arquivos MP3, processamento em lote, GTK empacotamento em AppImages e outras funcionalidades.

A licença do Audacity foi atualizada, bem como parte desta versão principal para suporte a VST3. Como tal, os binários do Audacity agora estão licenciados sob a GNU General Public License, Versão 3, enquanto a maioria dos arquivos de código permanece sob GPLv2 ou posterior.

Para saber mais sobre essa versão do Audacity, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Audacity

Para instalar a versão mais recente do Audacity nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via AppImage
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via Flatpak
Gravação e edição de áudio – Instale Audacity no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.