E foi lançado o Audacity 3.2.1 com muitos novos recursos úteis, e muito mais. Confira os detalhes desse lançamento e veja como instalar.
Audacity é um gravador de som e editor de áudio multi-track de código aberto. Fácil de usar e multi-plataforma, ele tem versões para Linux, Windows e OS X.
O Audacity é um dos programas mais emblemáticos do Software Livre, com o qual podemos gravar e editar áudio digitalmente desde o nosso computador. Este aplicativo é multiplataforma, portanto pode ser usado em Windows, MacOS, Linux e muito mais.
Ele fornece ferramentas para editar arquivos de som (Ogg Vorbis, FLAC, MP3 e WAV), gravar e digitalizar sons, alterar parâmetros de arquivos de som, sobrepor faixas e aplicar efeitos (por exemplo , supressão de ruído, mudança de ritmo e tom).
Além de nos permitir gravar várias fontes de áudio, o Audacity também pode nos permitir pós-processar todos os tipos de áudio, incluindo podcasts, adicionando efeitos como normalização de entrada e saída, recorte e desvanecimento.
Agora, foi anunciado recentemente o lançamento da nova versão do Audacity 3.2.1.
Novidades do Audacity 3.2.1
De acordo com o anúncio oficial do lançamento , estas são algumas das novidades de destaque do mesmo:
Alterações em destaque
- Um novo botão de efeitos foi adicionado ao menu de faixas, permitindo que os efeitos sejam colocados em tempo real. E, a barra do misturador foi mesclada com as barras do medidor.
- Um novo botão de configurações de áudio foi adicionado, que substitui a barra de dispositivos padrão. A barra de dispositivos pode ser adicionada novamente através do menu Exibir > Barras de ferramentas.
- O menu Efeitos ganhou um novo arranjo. Além disso, outras opções de classificação e agrupamento podem ser encontradas nas preferências de Efeitos.
- Os ícones foram atualizados e um recurso de compartilhamento rápido de áudio foi adicionado.
Alterações de plug-in e sistema
- Os efeitos VST3 agora são suportados. Considerando que, VST3, LV2, Audio Units e LADSPA agora são capazes de rodar em tempo real.
- Os plug-ins agora são verificados, testados e ativados automaticamente quando o Audacity é iniciado.
- Apple Silicon (arm64) agora é compatível com macOS. No entanto, ao usar o arm64 Audacity, os plugins FFMPEG e arm64 devem ser usados, pois os plugins para x86-64 (Intel macs) não serão carregados.
- O FFMPEG 5.0 (avformat 59) agora é suportado, além do avformat 55, 57 e 58. E o suporte a Wavpack também foi adicionado.
- No Linux, o Audacity agora pode ser compilado sem a presença do JACK. Além disso, ele usa os diretórios XDG. No entanto, se você estiver atualizando de uma versão anterior, o Audacity continuará usando as pastas ~/.audacity-data e ~/.audacity até que você as exclua. E mudou de louco para mpg123 como importador de MP3.
- Foi adicionado ao gerenciador de pacotes do Windows (winget).
Modificações de licença
- Os binários do Audacity agora estão licenciados sob a GNU General Public License (GPL), Versão 3.
- A maioria dos arquivos de código ainda é GPL Versão 2 ou posterior, mas a compatibilidade com VST3 exigia que a licença fosse atualizada.
Eliminações
- A ferramenta de zoom foi removida.
- As páginas HTML do Manual do Audacity não estão mais incluídas na instalação.
Correção de erros
- Corrigido o Audacity às vezes falhando ao importar arquivos MP3 (ou relatando estouros de Huffman) ao alternar bibliotecas de importação.
- Corrigido um bug raro de perda de dados ao colocar etiquetas durante a gravação.
- O Audacity agora não parará mais para pedir uma taxa de amostragem quando uma não suportada for escolhida, mas escolherá a mais próxima suportada.
Para saber mais sobre essa versão do Audacity, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Audacity
Para instalar a versão mais recente do Audacity nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via AppImage
Como instalar o editor de áudio Audacity no Linux via Flatpak
Gravação e edição de áudio – Instale Audacity no Ubuntu e derivados