Audacious 4.4.1 lançado com novos recursos e melhorias

E foi lançado o Audacious 4.4.1 com novos recursos e melhorias, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O reprodutor Audacious é um incrível player de áudio de código aberto, um descendente do XMMS com foco no baixo consumo de recursos, na alta qualidade de áudio e no suporte para uma ampla gama de formatos de áudio.

Esse aplicativo é desenvolvido com baixo uso de recursos e alta qualidade de áudio em mente. Ele vem com plugins como hotkeys globais, letras, MPRIS v2, Scrobbler, Spectrum Analyzer, efeitos como Crystalizer, Voice Removal, Crossfade, Extra Stereo e muito mais.

Além disso, sua interface Winamp-like suporta as capas de Winshamp 2.x wsz, e ele contém reprodução contínua embutida e suporta plugins e peles do Winamp 2.

Esse é um software que teve sua primeira versão lançada em 1997, mas o fez sob o nome de XMMS. Era uma alternativa gratuita ao famoso Windows WinAmp e mais tarde foi renomeada como Audacious.

Agora, o reprodutor de áudio avançado Audacious de código aberto, multiplataforma e gratuito foi atualizado para a versão 4.4.1.

Novidades do Audacious 4.4.1

Audacious 4.4.1 lançado com novos recursos e melhorias
Audacious 4.4.1 lançado com novos recursos e melhorias

O Audacious 4.4.1 está aqui três meses e meio após o Audacious 4.4, um grande lançamento que adicionou um plugin de música de fundo para tornar o som igualmente alto dentro e entre as faixas, reintroduziu o plugin Lyrics para a interface GTK, adicionou suporte ao Disc Number e suporte para uma escala de volume linear para PipeWire.

A nova versão introduz suporte para escurecimento da barra de título para skins Winamp com a interface GTK, suporte Qt 6 para o plugin de saída Qt Multimedia, suporte para a extensão de arquivo .adx para o plugin FFmpeg, suporte para muitos outros campos de metadados MPRIS e a capacidade de nunca exibir guias de lista de reprodução na interface GTK.

O Audacious 4.4.1 também melhora a capacidade de resposta do controle com o plugin de saída Sndio, alterna para usar o plugin PulseAudio em vez do plugin PipeWire por padrão para melhor compatibilidade com versões anteriores, adiciona suporte para uma velocidade mínima de 0,25 para o plugin Speed ​​and Pitch e torna o suporte CDDB opcional para o plugin Audio CD.

Os usuários agora também poderão especificar o ID do aplicativo e o nome do ícone para o PulseAudio, bem como arrastar e soltar arquivos no Wayland ao usar a interface GTK.

Além disso, o Audacious 4.4.1 habilita botões de rolagem para guias de lista de reprodução em sistemas macOS.

Vários bugs foram corrigidos nesta versão, corrigindo o uso excessivo da CPU com o plugin de saída Qt Multimedia, manipulando sistemas big-endian com o sistema de compilação Meson, compilando as fontes com o compilador GCC e Meson em sistemas macOS e escrevendo tags em arquivos de áudio em sistemas Windows.

Além disso, o Audacious 4.4.1 adiciona novamente a versão do patch em SONAMEs, implementa arquivos de soma de verificação SHA256 nos tarballs de origem e reduz o requisito de versão GTK 3 para a interface GTK de GTK 3.22 para GTK 3.18 para melhor compatibilidade com sistemas mais antigos.

Para saber mais sobre essa versão do Audacious, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Audacious

Você pode baixar o Audacious mais recente agora mesmo a partir do site oficial, onde também encontrará instruções sobre como instalar o aplicativo no Arch Linux, Fedora Linux, Debian, Ubuntu, Linux Mint e Gentoo.

Além disso, nos próximos dias, ele deverá aparecer nos centros de software das diferentes distribuições Linux.

Para instalar a versão mais recente do Audacious no Linux, use esses tutoriais:
Como instalar o reprodutor Audacious no Linux via Flatpak
Como instalar versão mais recente do Audacious no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.